NOMADISMO, CURRÍCULOS E COTIDIANOS ESCOLARES: OU SOBRE UMA POLÍTICA NÔMADE PARA O CORPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45770

Palavras-chave:

Nomadismo, Currículos, Cotidianos escolares, Filosofia da diferença

Resumo

Trata-se de um dos desdobramentos da pesquisa de doutorado que problematiza as relações entre corpo, currículos e cotidianos escolares a partir do campo epistemológico da filosofia da diferença. O estudo propõe pensar as relações de poder-disciplina-controle dos corpos por vias prescritivo-documentais e nas práticas-políticas curriculares tecidas nos cotidianos escolares como desencadeadoras de uma experimentação corpo sem órgãos (CsO) que, por sua vez, tece uma política nômade para o corpo. Ao dialogar com Deleuze e Guattari, Foucault, Kafka e outros intercessores e ao nos agenciar ao corpo metamorfoseado de Gregor Samsa, suspeita-se que resistir e criar são possibilidades dos corpos que transitam pelas escolas praticando um currículo menor.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor associado IV da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Licenciatura Plena em Física pela UFES (1981), Mestrado em Educação pela UFF (1989), Doutorado em Educação pela USP (2000) e Pós-doutorado em Educação pela UERJ (2008, 2015). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq. Vice-presidente/Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd (2015-2017), membro da diretoria da Associação Brasileira de Currículo/ABdC (2015-2017).

Marina de Oliveira Delmondes

Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFES (2013), Mestrado em Educação pela UFES (2018), Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019-2023).  Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.  Membro do Grupo de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos", coordenado pelo professor Carlos Eduardo Ferraço (UFES).

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

FERRAÇO, Carlos Eduardo; DELMONDES, Marina de Oliveira. NOMADISMO, CURRÍCULOS E COTIDIANOS ESCOLARES: OU SOBRE UMA POLÍTICA NÔMADE PARA O CORPO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 454–474, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45770. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45770. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático