PARA PENSAR O APAGAMENTO RITUALIZADO DOS CORPOS NA CRECHE: ADULTOS, BEBÊS, ATIVIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45278

Palavras-chave:

Narrativas corporais, Interações adultos e bebês, Creche.

Resumo

Este texto focaliza narrativas corporais de professoras e bebês nos espaços e tempos de uma creche pública. No que se refere à metodologia, os dados foram gerados por meio de registros escritos e fotográficos visando capturar cenas de professoras e bebês em interação. Em um segundo momento foram realizados encontros com as docentes para conversas e análises sobre as cenas visíveis nos registros fotográficos suscitando narrativas outras. Os resultados revelaram que, em rotinas automatizadas focadas na realização de atividades fragmentadas, os corpos contidos das professoras e os corpos expandidos dos bebês desencontram-se, despotencializando as relações.

Biografia do Autor

Patrícia Vieira Bonfim, IFSEMG/UFF

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre e Pedagoga pela Universidade Federal de São João del-Rei. Membro do grupo de pesquisa FIAR – Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte. Pedagoga no IF SUDESTE MG – campus Muriaé/MG/Brasil. 

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ/Brasil, onde atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenadora do grupo de pesquisa FIAR – Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte. Pedagoga pela UFSC, Mestre em Educação pela UFSCar e Doutora em Educação pela UNICAMP. Contemplada pelo Programa Professor Visitante no Exterior - CAPES 2018/2019, desenvolveu a pesquisa A formação estética e cultural de professores para a educação infantil: Brasil e Portugal em diálogo, na Universidade de Évora/Portugal.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

BONFIM, Patrícia Vieira; OSTETTO, Luciana Esmeralda. PARA PENSAR O APAGAMENTO RITUALIZADO DOS CORPOS NA CRECHE: ADULTOS, BEBÊS, ATIVIDADES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 491–507, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45278. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45278. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático