AS TEORIAS EM MOVIMENTO E A CONVERSA COMO METODOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS

Autores

  • Carmen Lúcia Vidal Pérez Universidade Federal Fluminense
  • Monica Ledo Silvestri

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.26170

Palavras-chave:

Formação docente, coversas como metodologia, rede de saberes

Resumo

Juntam-se nesse texto fragmentos de nossas reflexões sobre formação docente em meio à criação de uma revista eletrônica. O trabalho se dá em escolas públicas de Niterói, com alunas de pedagogia, professoras e crianças participantes do PIBID. Nossa realidade hibrida, impossível de capturar e vincular a qualquer modelo nos permitiu assinalar o cotidiano e suas contradições como condição epistemológica de formação. Exercício de resistência, de estranhamento das formas e assepsias tecnocráticas, cujos caminhos são produção do grupo envolvido; fraturam a relação teoria pratica, apontam como princípio a formação de professoras pesquisadoras de suas práticas e afirmam o pressuposto de que toda aprendizagem é processo de descoberta, portanto, imprevisível e incontrolável.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Vidal Pérez, Universidade Federal Fluminense

As autoras deste texto são: Carmen Lúcia Vidal Pérez e Monica Ledo Silvestri

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal; SILVESTRI, Monica Ledo. AS TEORIAS EM MOVIMENTO E A CONVERSA COMO METODOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 48–62, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.26170. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/26170. Acesso em: 24 abr. 2024.