Literatura, escrita-inventiva e virtualização do eu

Autores

  • Maria Izabel Campos Pantaleão Bebel Pantaleão Oficina de Textos
  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.11686

Palavras-chave:

oficina de leitura, escrita-inventiva, produção de subjetividade, virtualização do eu

Resumo

Doi: 10.12957/riae.2015.11686

O artigo analisa a experiência com a arte literária com crianças e jovens em situação de aprendizagem, em uma oficina de textos, apontando que leitura da literatura é um dispositivo potencializador de uma escrita-inventiva. As referências teóricas de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Francisco Varela, Evan Thompson e Eleonor Rosch nortearam a pesquisa que discute textos escritos em primeira pessoa, cujos narradores são elementos da natureza e/ou objetos afetivos. Observou-se que tal estratégia metodológica estimula a ocorrência de devires e movimentos de saída de si. O objetivo do artigo é apontar que o encontro com o texto literário — arte literária — cria condições para a escrita inventiva e que esta aciona processos de virtualização do eu e de produção de subjetividades, não se limitando a expressar a personalidade e a história pessoal dos jovens escritores.

Biografia do Autor

Maria Izabel Campos Pantaleão, Bebel Pantaleão Oficina de Textos

Graduada em Letras, UFF

Mestrado em Literaturas de expressão portuguesa Portugal e África, UFF

Doutorado em Psicologia, Cognição e Produção de Subjetividade, UFRJ.

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

18-03-2015

Como Citar

PANTALEÃO, Maria Izabel Campos; KASTRUP, Virgínia. Literatura, escrita-inventiva e virtualização do eu. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 29–48, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.11686. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/11686. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático