v. 18 n. 49 (2017): ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO

Publicado: 27-06-2017

Editorial

  • Letramento, língua materna e ensino médio: discussões em torno de um campo pouco explorado

    Luiz Antonio Gomes Senna
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29149

Em Pauta

  • O ensino de gramática na revista Escola Secundária (1957-1963)

    Luci Schmoeller, Norberto Dallabrida
    8-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26010
  • Normas “cultas” e ocultas no ensino da língua materna, da leitura e da produção textual

    Isa Ferreira Martins
    23-39
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26487
  • A LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO: Finalidades e organização curricular

    Maria Letícia Cautela de Almeida Machado
    40-58
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26704
  • A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE

    Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti, Edite Maria Sudbrack
    59-75
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26949
  • LETRAMENTO E SURDEZ NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

    Ezer Wellington Gomes Lima, Roberta de Sousa Mélo
    76-89
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26474
  • O empoderamento da escrita na escola: cenas de uma aula de produção textual

    Janaína Moreira Pacheco de Souza, Janaína Fernandes Rebello de Moraes Gonçalves
    90-100
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26210
  • PALAVRAS NÃO SÃO DE NINGUÉM: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ECOAM NA PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA

    JOSÉ ADAILTON CORTEZ FREIRE, Nadja Naira Aguiar Ribeiro
    101-120
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27262
  • Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Língua Materna no Ensino Médio

    Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Mara Denize Mazzardo
    121-143
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26695
  • AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: um relato de experiência

    Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, Valéria Bussola Martins
    144-159
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26151
  • AVENTURAS COM A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

    Keyla Silva Rabêlo
    160-180
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26699
  • A MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA

    Zizi Trevizan, Raimunda Abou Gebran, Cléber Ferreira Guimarães
    181-193
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26708
  • Conectados na internet, inspirados na escola: ações pedagógicas com a língua portuguesa no IFRJ

    ROBSON FONSECA SIMÕES
    194-205
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.25481

Artigos de Demanda Contínua

  • Vinculação constitucional de recursos mínimos na educação estadual do Rio de Janeiro 1995-2015

    Fábio Araujo de Souza, Rubens Barbosa de Camargo
    206-223
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27776
  • INSTITUCIONALIZAÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DE OUVIDOR-GO – 1949-1971

    Reni Maria Jacob, Wolney Honorio Filho
    224-241
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.24759
  • A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DE DISCUSSÃO DA ESCOLA SEM PARTIDO

    Andrea Serpa Albuquerque, Dileno Dustan Lucas de Souza, Simone da Silva Ribeiro
    242-253
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.28814
  • A CULTURA CORPORAL COMO CONCEPÇÃO QUE ORGANIZA A EDUCAÇÃO FÍSICA E CARACTERIZA O ESCOLAR

    Rosa Malena de Araújo Carvalho
    254-268
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.24933
  • DIVERSIDADE NEGADA: VOZES DE EDUCADORES/AS SOBRE BULLYING NA ESCOLA

    Jonas Alves da Silva JR, Rinalva Sales de Oliveira
    269-285
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.25153
  • PERÍODOS E IMAGENS DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO UMA VERIFICAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA

    Alan Silva dos Santos, Marcelo Eduardo Pereira, Marco Antonio Di Pinto
    286-293
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.25060
  • Análises de políticas educacionais referentes ao professor de apoio em classes inclusivas

    Danielle Nunes Martins do Prado, Celia Regina Vitaliano
    294-308
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27534
  • Entre(vistas): Da implicação aos saberes e conhecimentos sobre o ensinar e a inclusão escolar

    Carla Helena Fernandes, Laura Noemi Chaluh
    309-327
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27246