v. 17 n. 47 (2016): O AVANÇO DO CONSERVADORISMO NAS POLÍTICAS CURRICULARES

Dossiê organizado pela Associação Brasileira de Currículo - ABdC
Publicado: 15-12-2016

Editorial

  • O AVANÇO DO CONSERVADORISMO NAS POLÍTICAS CURRICULARES

    Juarez da Silva Thiessen, Rozana Gomes
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.26615

Em Pauta

  • OS SINOS DOBRAM POR NÓS: O MUNDO, O BRASIL E AS NARRATIVAS CURRICULARES DOS ÚLTIMOS TEMPOS

    Maria Inez Carvalho, Marcea Andrade Sales, Maria Roseli Gomes Brito de Sá
    5-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25864
  • DEMOCRACIA QUE TEMOS/QUEREMOS, MEDIANTE O CONSERVADORISMO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Francisca Pereira Salvino, Lenilda Cordeiro Macedo
    21-41
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25879
  • A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO

    Isabela Bilecki da Cunha
    43-58
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25900
  • O DISCURSO SOBRE GÊNERO NO CURRÍCULO DO MUNICIPIO DE TERESINA: REINVENÇÃO DO CONSERVADORISMO?

    Neide Cavalcante Guedes
    59-74
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25922
  • DISCURSOS CONSERVADORES NAS POLÍTICAS CURRICULARES: DO SACERDÓCIO À PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

    Veronica Borges de Oliveira
    75-90
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25973
  • A GESTÃO CURRICULAR LOCAL NAS MALHAS DAS REDES POLÍTICAS EM ESCALA TRANSNACIONAL

    Juares da Silva Thiesen
    91-106
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25897

Artigos de Demanda Contínua

  • O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: DA AUTONOMIA CONSTRUÍDA À AUTONOMIA DECRETADA

    Leandro Vitoriano da Silva, Maria Eliza Nogueira Oliveira
    107-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25532
  • CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFC: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE EX-ALUNAS DA DÉCADA DE 1970

    Flávio Muniz Chaves, Francisco Ari de Andrade
    124-140
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24907
  • O PENSAMENTO CONSERVADOR E SUA RELAÇÃO COM PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA LAICIDADE

    José Antonio Miranda Sepulveda, Denize Sepulveda
    141-154
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24767
  • O DIÁLOGO COMO CONDIÇÃO ÉTICA AO HUMANO QUE VEM

    Clenio LAGO
    155-171
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25140
  • CURSOS DE LICENCIATURA: A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS E GEOGRAFIA

    Marilene Marzari, Hidelberto de Sousa Ribeiro
    172-188
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24927