Formação docente antirracista, pluriepistêmica, descolonizadora de saberes, interseccional é possível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70285

Palavras-chave:

formação docente, currículo decolonial, educação antirracista, pluriepistemicidade, interdisciplinaridade

Resumo

As reflexões teórico-metodológicas deste ensaio são frutos de pesquisa de pós-doutorado em desenvolvimento, cuja pretensão tem sido tanto compreender as recentes licenciaturas  de currículo interdisciplinar, intercultural e pluriepistêmico, decorrentes de políticas públicas inclusivas de expansão e interiorização das universidades públicas, quanto articular um currículo possível para Licenciatura Interdisciplinar em Antirracismo, Diversidade e Ecologia Saberes, em solidariedade com sujeitos e sujeitas de territórios educacionais negros e indígenas. A intenção é que, a partir de contextos reais de licenciaturas existentes, seja possível articular currículo para um curso de formação docente que contemple a diversidade étnico-racial, a pluriepistemicidade e práticas antirracistas no currículo, nos fluxos pedagógicos e na gestão dos processos formativos. Para tanto, os protocolos metodológicos têm implicado abertura e escuta, a partir de metodologias decoloniais e colaborativas, com a/os sujeita/os pertencentes a territórios educacionais negros e indígenas, bem como com sujeita/os pertencentes a cursos de licenciaturas interdisciplinares, interculturais, pluriepistêmicos.

Biografia do Autor

Fabiana de Lima Peixoto, Universidade Federal do Sul da Bahia

Fabiana Lima  é professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, Itabuna-BA. Possui bacharelado e licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Literatura Brasileira pela UFRJ (2001), doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2011). Tem trabalhado com produção literária afro-brasileira, relações raciais na educação, artes negrodescendentes e diaspóricas, culturas africanas e afro-brasileira, ensino de literatura, memórias orais, produção de material didático em educação para as relações étnico-raciais, saberes tradicionais, educação integral, formação de professores. Desde agosto de 2018, coordena o Subprojeto de Iniciação à Docência, na grande área das Humanidades, "Descolonizando Saberes: educação das relações étnico-raciais, de gênero e de promoção dos direitos humanos". É pesquisadora do ALDEIA: núcleo de pesquisas afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora (UFSB) , do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade (SEU/UFSB) e do Grupo de estudos, pesquisas e ações sobre o racismo, relações etnicorraciais e indígenas (GEPARREI/CPII).

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Peixoto, F. de L. (2022). Formação docente antirracista, pluriepistêmica, descolonizadora de saberes, interseccional é possível?. Revista Teias, 23(71), 69–80. https://doi.org/10.12957/teias.2022.70285

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares