O despertar para a docência como profissão: o que revelam as narrativas autobiográficas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70247

Palavras-chave:

narrativa autobiográfica, narrativa digital, profissão docente

Resumo

Este texto tem como objetivo investigar a escolha da profissão docente por dois estudantes de pedagogia de uma universidade pública do nordeste brasileiro, utilizando a produção pelos participantes de narrativa autobiográfica em formato digital como instrumento de geração e análise de dados, adentra-se nas trajetórias de vida relatadas por esses sujeitos que contam seus encontros com a docência. Para fundamentar este estudo discute-se a narrativa autobiográfica em Delory-Momberger (2004, 2016) e Dominicé (2006); a narrativa digital em Maddalena (2018); e o narrar como um instrumento formativo, ancorando nossa discussão em Josso (2007) e Nóvoa (1992). Como resultado, os sujeitos despertaram para a profissão docente nos interstícios da vida, nas situações, lugares e, principalmente, pessoas (professores) que passaram e marcaram suas trajetórias. Também o narrar pelo atributo do digital foi uma experiência que os colocou em diálogo metacognitivo para situar a questão disparadora lançada, produzida na mistura das substâncias das linguagens digitais que incrementaram o relato.    

Biografia do Autor

Késsia Mileny de Paulo Moura, UFMA

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGIE/UFRGS. Professora do Centro de Ciencias Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão - CCSST/UFMA.

Sérgio Roberto Kieling Franco, UFRGS

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Informatica na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGIE-UFRGS.

Herli de Sousa Carvalho, UFMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016).Mestrado em História Social pela Universidade Severino Sombra (2005). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1997). Atualmente é Professora Adjunto do Curso de Pedagogia da UFMA.

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

de Paulo Moura, K. M., Kieling Franco, S. R., & Carvalho, H. de S. (2022). O despertar para a docência como profissão: o que revelam as narrativas autobiográficas digitais. Revista Teias, 23(71), 142–158. https://doi.org/10.12957/teias.2022.70247

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares