Macro e microrregulação: a avaliação em larga escala e alguns efeitos sobre o currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.70205

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Avaliação

Resumo

As políticas públicas educacionais têm se configurado como um novo modelo de regulação do Estado, expresso de maneira vigorosa na avaliação em larga escala e na organização curricular. Há, desse modo, uma forma de macrorregulação que atinge especialmente as escolas, onde se observam também microrregulações, caracterizadas pela ação dos agentes escolares. Nessa perspectiva, por meio de estudos teóricos e pesquisa de campo realizada em uma escola pública municipal de Educação Básica, em município do interior do estado de São Paulo, no Brasil, este trabalho de investigação tem como objetivo analisar, em face da avaliação em larga escala denominada PROVA BRASIL, as microrregulações presentes no interior da referida unidade escolar a fim de identificar em que ações dos gestores escolares e de alguns professores elas estão presentes, como elas ocorrem, em que âmbitos de atividades e, por fim, seus motivos e suas lógicas próprias.  A análise dos dados, obtidos por meio de entrevistas com professoras e gestoras e por meio de grupo focal com as professoras, permitiu identificar estratégias de ação das professoras e gestoras, nos planos formal e informal, bem como os interesses que impulsionam essas estratégias, gerando, a longo prazo, lógicas de ação, no cotidiano escolar, que orientam a conduta na escola, em especial  em relação às práticas curriculares.

Biografia do Autor

Maria Eliéte Lacerda Lucchesi, Universidade Federal de São Carlos

Iniciei minha carreira como professora polivalente na Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo, no município de Limeira. Ingressei posteriormente na Secretaria Municipal de Educação de Limeira como professora do Ensino Fundamental I e após alguns anos como professora de Educação Infantil. Em 2012 passei a ocupar o cargo de Diretora de Escola da rede municipal de Limeira, do qual fiquei afastada por dois anos para exercer a função de Chefe da Supervisão de Ensino e, posteriormente, de Diretora do Departamento de Gestão Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Limeira. Ao final de 2016 retornei ao cargo de diretora de escola na rede municipal de Limeira. Atuei como tutora EAD do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica da USFCAR, de 2015 a 2017 e como docente no Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera - Limeira de 2016 a 2019. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF, com duas especializações em Gestão Escolar (Universidade Castelo Branco e UFSCAR) e Graduação em Pedagogia pela PUC.

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Lacerda Lucchesi, M. E., & Conti, C. L. A. (2023). Macro e microrregulação: a avaliação em larga escala e alguns efeitos sobre o currículo. Revista Teias, 24(72), 375–385. https://doi.org/10.12957/teias.2023.70205