Infância, educação e aprendizagem: reflexões a partir da obra Como Estrelas na Terra: toda criança é especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.69271

Palavras-chave:

Infância, Educação, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo se propõe a dialogar a respeito do filme Como estrelas na terra: toda criança é especial, de Aamir Khan, com vistas a refletir sobre as concepções de infância, educação e aprendizagem representadas pelos sujeitos da sociedade retratada na obra. Observou-se, por meio da análise, que Ishaan, personagem principal do filme, vive a infância com entusiasmo, protagonismo e criatividade, aspectos inerentes ao ser criança. O garoto observa e admira o mundo, surpreende-se, indaga, estranha e cria. No entanto, vive em uma sociedade dotada de valores burgueses sob uma lógica da engrenagem capitalista mundial. Desse modo, não há tempo para ser criança como Ishaan, porque é preciso formar-se, emoldurar-se conforme tempos e padrões pré-estabelecidos. Analisou-se, pois, que a concepção idealizada pela sociedade na qual o menino vive é contrária àquela vivenciada por ele. Na escola, retrata-se uma organização tradicional não apenas a partir da figura do docente, mas também na organização curricular e estrutural das salas de aulas. Isso acaba fazendo com que aqueles que diferem do proposto sejam excluídos, como Ishaan, que, por ser disléxico e não conseguir acompanhar o ritmo das atividades, é inferiorizado.

Biografia do Autor

Claudia Milanez Sachet, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC), na Linha de Pesquisa: Educação, Linguagem e Memória. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Talita Duarte de Jesus, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC), na Linha de Pesquisa: Educação, Linguagem e Memória. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Carlos Renato Carola, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1997) e Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP/2004).

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Sachet, C. M., de Jesus, T. D., & Carola, C. R. (2023). Infância, educação e aprendizagem: reflexões a partir da obra Como Estrelas na Terra: toda criança é especial. Revista Teias, 24(72), 154–166. https://doi.org/10.12957/teias.2023.69271

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua