Percepção de alunos sobre o programa de responsabilização escolar do Ceará

Autores

  • Karlane Holanda Araújo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará: Fortaleza, CE, BR
  • Eric Ferdinando Kanai Passone Pesquisador colaborador Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Unicamp) Docente na Universidade Ibirapuera
  • Juliana Alexandre Soares Gomes Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.68938

Palavras-chave:

Prêmio Escola Nota Dez, Accountability, Avaliação externa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca das percepções dos alunos do 2º ano do ensino fundamental em relação às políticas de responsabilização escolar e às avaliações externas em escolas de “alto-rendimento” de cinco municípios do estado do Ceará. Constatou-se que o “culto ao mérito” nas “escolas nota dez” pesquisadas é induzido comportamentalmente tanto pelo discurso do pagamento por mérito (merit pay) para os profissionais da escola quanto pelo reforço positivo e/ou negativo das premiações de alunos, em que se emprega a ritualística das provas e exames, o controle e a classificação com base nos resultados alcançados e se utiliza de competições para aferir prêmios e castigos.

Biografia do Autor

Eric Ferdinando Kanai Passone, Pesquisador colaborador Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Unicamp) Docente na Universidade Ibirapuera

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos sociais, no poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas e ao Grupo de Pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - IP/FEUSP. Atualmente coordena a elaboração do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Ibirapuera

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Publicado

24-06-2023

Como Citar

Araújo, K. H., Passone, E. F. K., & Gomes, J. A. S. (2023). Percepção de alunos sobre o programa de responsabilização escolar do Ceará. Revista Teias, 24(72), 357–374. https://doi.org/10.12957/teias.2023.68938

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua