A formação inicial de professores de História na perspectiva de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.68562

Palavras-chave:

Formação de professores, História, Gênero, Relações de Gênero.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi investigar em que medida um curso de licenciatura em história de uma instituição de ensino superior privada proporciona a formação de professores sobre os aspectos teóricos e metodológicos na perspectiva de gênero como categoria de análise. Caracteriza-se pela abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso com aporte teórico de gênero. O corpus foi auferido por meio de entrevista semiestruturada e pesquisa documental, examinados pela análise textual discursiva. A apreciação do corpus possibilitou a construção de categorias – e suas subcategorias – denominadas gênero e gênero e formação. Os resultados evidenciaram a existência de alguns entraves que limitam a abordagem de gênero no curso de Licenciatura em história da instituição de ensino superior privada investigada, visto que a discussão sobre as relações de gênero se apresenta de forma secundária em algumas disciplinas do curso e não proporciona uma formação adequada para se abordar sobre o tema. A percepção das questões de gênero estabelece uma postura crítica, e reflexiva e, se o profissional da educação não estiver provido de conhecimentos teóricos e metodológicos, pode tornar sua prática imparcial acerca do assunto.

Biografia do Autor

Rosimeire Carvalho dos Santos Masuda, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Mestre em Educação (Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE). Licenciada em História (Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE). Professora de Educação Básica (PEB II), titular de cargo, na rede estadual de educação do estado de São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa: Contexto escolar e processo ensino-aprendizagem: ações e interações (Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE).

Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Mestre, Doutora e Pós-doutora em Educação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília – Departamento de Psicologia da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente, SP). É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (GT 20 – Psicologia da Educação).  Integrante dos grupos de pesquisa: Contexto escolar e processo ensino-aprendizagem: ações e interações (líder) / UNOESTE/ SP; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM I -Estudos Avançados); Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE) - UNESP / Marília/SP. Consultora do Convivere Mais-Assessoria e Formação. 

Jorge Luís Mazzeo Mariano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Campus do Pantanal)

Mestre em Educação (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), Doutor em Educação (Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Presidente Prudente). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) (Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE). É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (GT 02 - História da Educação). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas: Histórias e Memórias da Educação - HISMEE (UFMS/CPAN). Professor Adjunto no curso de Pedagogia e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Campus do Pantanal).

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Masuda, R. C. dos S., Dias, C. L., & Mariano, J. L. M. (2023). A formação inicial de professores de História na perspectiva de gênero. Revista Teias, 24(72), 99–112. https://doi.org/10.12957/teias.2023.68562

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua