Quem nos olha pelos espelhos? A educação das relações étnico-raciais e o regime de visualidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.68515

Palavras-chave:

regimes de visualidade, imagens de controle, racismo, educação do preconceito, formação de professores

Resumo

Como nós negros e negras temos sido representados historicamente nas mídias, nos livros didáticos, nas propagandas e em outras narrativas que sustentam o racismo? Seriam tais representações os espelhos com os quais temos aprendido a ver o mundo e a nós mesmos? Estas e outras questões nos impulsionam a problematizar como os chamados regimes de visualidades presentes em nossa sociedade influem na educação do preconceito. Este texto, portanto, nasce na encruzilhada em que três pesquisas se encontram para refletir sobre o racismo, os projetos de embranquecimento e as consequentes dificuldades de pessoas negras identificarem-se como negras. Neste sentido, trabalhamos com autoras e autores como Gonzalo Curto, Stuart Hall para entendermos os conceitos de regime de visualidades e representação do povo negro. Buscamos também, a partir de leituras de Carlos Skliar e Grada Kilomba, compreender melhor como se dá a invenção do Outro, os diferentes que deverão ser excluídos. Bem como as produções de Patrícia Collins a fim de nos ajudar com seu conceito de imagens de controle para a manutenção da matriz de dominação. Com estes autores e autoras, dentre outros, articulamos narrativas fílmicas, dispositivos e recursos orais e imagéticos a fim de refletir sobre as imagens que permeiam o imaginário social e que atuam na produção, manutenção e atualização do racismo em nossa sociedade.

Biografia do Autor

José Valter Pereira, UFF - Faculdade de Educação/PPGEDU

Professor Associado da UFF - Faculdade de Educação/SSE - Professor do quadro permanente do PPGEDU-UFF. Líder do Grpesq LEAM - Laboratório de estudos e aprontos multimídia - relações étnico-raciais na cultura digital.

Leidiane dos Santos Aguiar Macambira, Doutora pelo PPGEDU-UFF / IEPIC-SEEDUC-RJ

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa de Demanda Social da CAPES. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais PPGEDU-UERJ, com bolsa da CAPES. Pedagoga pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ/FFP. Atua na Linha de Pesquisa "Estudos do Cotidiano e Educação Popular" (UFF). Integrante do LEAM – Laboratório de estudos e aprontos multimídia: relações étnico-raciais na cultura digital (UFF)

Ana Luísa dos Santos Aguiar

Pedagoga pela UERJ (2018). Mestre em Educação pelo PPGEDU-UFF. Integrante do LEAM - Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídias: Relações étnico-raciais na cultura digital.

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Pereira, J. V., Macambira, L. dos S. A., & Aguiar, A. L. dos S. (2023). Quem nos olha pelos espelhos? A educação das relações étnico-raciais e o regime de visualidades. Revista Teias, 24(72), 20–34. https://doi.org/10.12957/teias.2023.68515

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua