A produção científica sobre educação física na educação infantil no GTT escola/ Conbrace

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.67472

Palavras-chave:

educação física infantil, produção do conhecimento, bibliometria.

Resumo

O estudo teve por objetivo mapear e explorar a produção científica sobre Educação Física na Educação Infantil publicada no Grupo de Trabalho Temático (GTT) Escola do CBCE/Conbrace entre 2005 e 2019. Foi realizada análise bibliométrica de 52 artigos que faziam referência à Educação Física na Educação Infantil. Os resultados indicaram que a produção sobre a temática se manteve estável ao longo do período investigado, concentrada na região sudeste do Brasil e tendo crianças como a principal população investigada. As palavras-chaves mais empregadas nos estudos publicados são Educação Infantil e Educação Física. Conclui-se que a produção científica em torno da Educação Física na Educação Infantil vinculada ao GTT Escola, é incipiente em algumas regiões do país, estando concentrada em poucas Universidades que produzem sobre o tema, demandando ampliação a fim de subsidiar a formação inicial e estimular o debate sobre a presença de professores de Educação Física nesta etapa educacional.

Biografia do Autor

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF)

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Oliveira Palhano, D., Sabbag, S., & Duek, V. P. (2023). A produção científica sobre educação física na educação infantil no GTT escola/ Conbrace. Revista Teias, 24(72), 312–329. https://doi.org/10.12957/teias.2023.67472

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua