Ensino das ciências biológicas e a contextualização de saberes: uma análise do currículo de formação docente

Autores

  • Luiz Felipe Pereira Silva Universidade de Pernambuco
  • Marcelo Alves Ramos Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.67214

Palavras-chave:

formação docente, ciências biológicas, sensibilização, interculturalidade, contextualização.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar os componentes curriculares do curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública no estado de Pernambuco para assim descrever se estes contribuem para a sensibilização dos professores e valorização de conhecimentos culturas locais em aulas de ciências e biologia. 

Biografia do Autor

Luiz Felipe Pereira Silva, Universidade de Pernambuco

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, especialista em gestão educacional e coordenação pedagógica e Mestre em educação pela Universidade de Pernambuco - UPE, Campus Mata Norte. Professor do estado de Pernambuco e pesquisador na área de Etnobiologia, Integrante do LEET - Laboratório de Estudos Etnobiológicos / UPE - CMN.

Marcelo Alves Ramos, Universidade de Pernambuco

Possui Pós-Doutorado em Ecologia (CAPES/PNPD), Doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com estágio sanduíche na Universidade do Porto (Portugal), Mestrado em Ciências Florestais e Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Atualmente é Professor Associado (Livre Docente) da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, e atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (nível: mestrado) da UPE e no Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (nível: mestrado e doutorado) da UFRPE. É líder do grupo de pesquisa “Etnobiologia, ecologia e conservação” cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e Coordenador do Laboratório de Estudos Etnobiológicos (LEET) da UPE. Desde o ano de 2018 exerce a função de Coordenador Geral de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, sendo o Representante Institucional junto ao CNPq dos Programas de Bolsa de Iniciação Científica (Graduação e Ensino Médio), e também Dirigente do Diretório de Grupos de Pesquisa da UPE junto ao CNPq. É presidente do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UPE desde 2019. No ano de 2017 atuou como Coordenador Setorial de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação dos Campi Mata Norte e Mata Sul da UPE, e de 2017 até 2019 foi membro da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da mesma instituição. Em suas pesquisas tem atuado, principalmente, dentro da interface Ecologia, Etnobiologia e Educação, avaliando de que forma populações humanas relacionam-se com os recursos naturais disponíveis no ambiente que as cercam. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Ciências Ambientais).

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Silva, L. F. P., & Ramos, M. A. (2023). Ensino das ciências biológicas e a contextualização de saberes: uma análise do currículo de formação docente. Revista Teias, 24(72), 291–311. https://doi.org/10.12957/teias.2023.67214

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua