Projeto imagens que me encantam: autoria e protagonismo de crianças em tratamento oncológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.67146

Palavras-chave:

Crianças, Mídia-educação, Tratamento oncológico

Resumo

Analisa o processo de produção de foto e de vídeos por crianças em tratamento oncológico acolhidos por uma instituição em Vitória/ES. Utiliza como método investigativo a pesquisa-ação existencial, por exigir dos pesquisadores a atuação com uma escuta sensível e pelo fato do projeto lidar com a transformação de realidades dos envolvidos. A iniciativa envolveu 60 pessoas, entre crianças, familiares, membros de equipe e os colaboradores da instituição acolhedora. Para além da perspectiva de adesão ao tratamento oncológico, a possibilidade de brincarem de fazer fotos e vídeos valorizou a criatividade e as agências das crianças, restituiu parte da autonomia dos sujeitos que estavam sob tratamento oncológico, bem como propiciou momentos de afeto entre os familiares.

Biografia do Autor

Victor Reis Mazzei, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Propaganda e Publicidade (UFES), Mestre em História das Relações Sociais (UFES) e Doutor em Educação Física (UFES).

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Especialização em Educação Física Escolar pela UFES (1996); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007); e Pós-Doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da UEM/UEL (2019). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado.

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Mazzei, V. R., & Mello, A. da S. (2023). Projeto imagens que me encantam: autoria e protagonismo de crianças em tratamento oncológico. Revista Teias, 24(72), 3–19. https://doi.org/10.12957/teias.2023.67146

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua