Exercícios de livros didáticos e a avaliação democrática das aprendizagens
Resumo
Considerando o acúmulo de discussões desenvolvidas no campo dos estudos e pesquisas em/sobre avaliação educacional, a proposta desse ensaio é problematizar os exercícios e atividades propostos em livros didáticos como instrumentos de avaliação da aprendizagem. A partir de uma abordagem discursiva inscrita na pauta pós-fundacional (MARCHART, 2009) - que questiona os essencialismos transcendentais que assumem condição de fundamento último nos processos de significação do social - os argumentos mobilizados neste texto produzem deslocamentos de sentidos hegemonizados sobre significantes como ‘aprendizagem’ – a partir das contribuições de Biesta (2017) e Gabriel (2016) - e ‘avaliação’ – a partir dos estudos de Álvarez Méndez (2001, 2017) e Fernandes (2009) -, reverberando na proposição de uma avaliação democrática das aprendizagens (AUTOR, ano), na qual os exercícios de livros didáticos assumem a condição de ser um de seus instrumentos por consistirem em espaços privilegiados para feedback e regulação.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67054
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias