Exercícios de livros didáticos e a avaliação democrática das aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.67054

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Exercícios, Livro didático, Pós-fundacional.

Resumo

Considerando o acúmulo de discussões desenvolvidas no campo dos estudos e pesquisas em/sobre avaliação educacional, a proposta desse ensaio é problematizar os exercícios e atividades propostos em livros didáticos como instrumentos de avaliação da aprendizagem. A partir de uma abordagem discursiva inscrita na pauta pós-fundacional (MARCHART, 2009) - que questiona os essencialismos transcendentais que assumem condição de fundamento último nos processos de significação do social - os argumentos mobilizados neste texto produzem deslocamentos de sentidos hegemonizados sobre significantes como ‘aprendizagem’ – a partir das contribuições de Biesta (2017) e Gabriel (2016) -  e ‘avaliação’ – a partir dos estudos de Álvarez Méndez (2001, 2017) e Fernandes (2009) -, reverberando na proposição de uma avaliação democrática das aprendizagens (AUTOR, ano), na qual os exercícios de livros didáticos assumem a condição de ser um de seus instrumentos por consistirem em espaços privilegiados para feedback e regulação.

Biografia do Autor

Marcus Bomfim, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Doutor em Educação (UFRJ); Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ).

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Publicado

24-06-2023

Como Citar

Bomfim, M. (2023). Exercícios de livros didáticos e a avaliação democrática das aprendizagens. Revista Teias, 24(72), 394–407. https://doi.org/10.12957/teias.2023.67054