Jovens em contexto de refúgio: narrativas que revelam modos de vida e o lugar da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.66100

Palavras-chave:

Educação, Jovens, migração

Resumo

O artigo aborda relações de jovens em contexto de refúgio com suas escolas e outros lugares da cidade. Migrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e filhos de africanos, esses são estudantes e moradores do bairro de Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Os jovens e as jovens participantes da pesquisa  compartilham representações sobre cotidianos, hábitos, costumes, entretenimentos e a socialização familiar. As experiências reveladas ocorrem no espaço-tempo antropológico que denominamos “contexto de refúgio”. As narrativas desses jovens revelam sonhos, expectativas, frustrações e alegrias atravessados pelos vínculos estabelecidos com a instituição escolar. A metodologia da pesquisa propôs que os jovens elaborassem suas narrativas através da produção de fotografias. Para isso, uma máquina fotográfica foi cedida para que estes produzissem imagens de seus cotidianos. Após recebidas e categorizadas, as fotografias proporcionaram momentos dialógicos  que fortaleceram vínculos entre os jovens e a pesquisa. Narrar o fotografado estimulou a reflexividade dos jovens sobre aquilo que decidiram selecionar para contar suas próprias histórias. Os encontros, as fotografias e as narrativas revelaram representações elaboradas a partir da ideia de oportunidade de integração que a escola enuncia para os jovens. Observamos, ainda, que para os jovens africanos e seus familiares a possibilidade de completar o ciclo de formação educacional é um fator relevante no ato de migrar.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação. Realizou pós-doutorado em Sociologia da Educação (USP), sob a supervisão da profa. Dra. Marilia Spósito e pós-doutorado em Sociologia, sob a supervisão  do Dr. José Machado Pais (ICS - Universidade de Lisboa). É bolsista produtividade do CNPq. É coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF e integra a linha de pesquisa Intelectuais, Juventudes e Educação Democrática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Viviane Penso Magalhães, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

 

Doutoranda em Educação  na Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - (UERJ/FEBF),  Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF),Orientadora Pedagógica do município de Duque de Caxias (PMDC-RJ), Técnica em Assuntos Educacionais (IPPUR- UFRJ) e Integrante do Grupo de Pesquisa do Observatório Jovem do Rio de Janeiro- (UFF). 

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Carrano, P. C. R., & Magalhães, V. P. (2022). Jovens em contexto de refúgio: narrativas que revelam modos de vida e o lugar da escola. Revista Teias, 23(69), 257–272. https://doi.org/10.12957/teias.2022.66100

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças