Relação família-escola de crianças imigrantes na educação infantil: o que as pesquisas (não) têm a dizer?

Márcia de Souza dos Santos, Rosimária Aparecida Ruela Alves, Erica Esch Machado

Resumo


A era da imigração no mundo, marcadamente acentuada nas últimas décadas do século XX, parece ter se tornado, no início deste novo século, a era de uma crise migratória (GUIZARDI, 2019). Diante desse quadro, por certo, é preciso pensar, entre outras questões, na necessidade de assegurar o direito à educação às crianças de famílias imigrantes. Assim, partindo da perspectiva de reafirmação do direito à educação pública de qualidade socialmente referenciada, o presente texto tem como foco temático a imigração dentro da Educação Infantil, tendo como objetivo mapear a produção sobre as pesquisas desenvolvidas sobre Educação Infantil, família e imigração, a fim de tentar compreender o que os pesquisadores e pesquisadoras têm evidenciado em suas pesquisas. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o tema em repositórios de dissertações e teses consultadas no BTDT - Biblioteca Digital brasileira de Dissertações e Teses), na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no Repositório Institucional da Universidade Estadual de Minas Gerais - RIUEMG e nas teses e dissertações disponíveis no site do programa de pós-graduação da UEMG, de pesquisas realizadas nos últimos dez anos (2010-2020), mantendo diálogo com as revisões de literatura na mesma temática de Braga (2019) e Silva & Braga (2019). Os resultados revelam a escassez de trabalhos que contextualizam as permanências e rupturas promovidas pela presença de estudantes imigrantes nas escolas, principalmente para a Educação Infantil.

 

Palavras-chave: Educação Infantil; educação para imigrantes; fluxos migratórios contemporâneos.


Palavras-chave


Educação Infantil; educação para imigrantes; fluxos migratórios contemporâneos.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66095

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Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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