Surdos migrantes na escola: questões de inclusão e direitos humanos linguísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.66089

Palavras-chave:

migração e refúgio, surdez, Roraima, direitos humanos linguísticos

Resumo

No presente artigo faz-se uma relação entre migração e surdez, focalizando principalmente o caso dos surdos migrantes venezuelanos no estado de Roraima. São apresentados um panorama da migração venezuelana em Boa Vista e alguns aspectos da educação para essa parcela da população. Apresenta-se ainda um caso de programa extensionista voltado para a assistência aos surdos migrantes e que valoriza a língua de sinais do migrante. Como objetivo do trabalho, demonstram-se as implicações possíveis para o campo dos estudos migratórios com a atenção voltada para a especificidade das comunidades surdas que migram. Os resultados indicam uma ainda total ausência de políticas linguísticas e educacionais voltadas para migrantes e refugiados surdos, o que demanda um repensar das práticas das escolas que buscam uma inclusão ainda alijada, pautada na ideologia do monolinguismo das línguas de acolhimento. Nesse ponto, invocam-se as premissas dos direitos humanos linguísticos e as frentes possíveis e passíveis de atuação para uma escola que realmente abra as portas para a população de surdos migrantes no Brasil.

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Publicado

28-05-2022

Como Citar

Araújo, P. J. P., & Bentes, T. (2022). Surdos migrantes na escola: questões de inclusão e direitos humanos linguísticos. Revista Teias, 23(69), 35–49. https://doi.org/10.12957/teias.2022.66089

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças