Migração chinesa em Governador Valadares - MG: “primeira onda” e os desafios de deixar o país de origem em situações de conflito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65962

Palavras-chave:

Migração Chinesa, Governador Valadares, Ondas Migratórias Chinesas, Redes Sociais Migratórias

Resumo

Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, é conhecida como uma cidade de cultura emigratória, em especial para os Estados Unidos. Este artigo, no entanto, apresenta uma vertente que evidencia o outro lado desse fenômeno, que é o da presença de estrangeiros na cidade mineira. A pesquisa aqui apresentada é um recorte da tese de doutoramento em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que analisa a migração de chineses para o território de Governador Valadares, a partir das narrativas dos próprios imigrantes com base em suas experiências e trajetórias. A etnografia foi o método de pesquisa escolhido e a técnica de coleta de dados adotada foi a de entrevista de história oral. Neste artigo são apresentadas as duas grandes ondas migratórias de chineses para o Brasil e para Governador Valadares – a primeira, entre as décadas de 1950 e 1970; e a segunda, a partir da década de 1990. Para atender a proposta temática desta edição, optou-se por voltar as atenções para os chineses que migraram para a cidade mineira durante a chamada primeira grande onda, devido às suas particularidades. Nesse sentido, a pesquisa revela que entre os primeiros chineses que chegaram em Governador Valadares, os fatores que os levaram a deixar o país de origem estavam geralmente relacionados a contextos de guerra e conflitos políticos. Assim, para alguns, deixar a terra natal não era uma opção ou parte de um projeto previamente elaborado, mas uma alternativa de sobrevivência.

Biografia do Autor

Franco Dani Araújo e Pinto, Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

É jornalista e publicitário (Univale), Mestre em Gestão Integrada do Território (Univale) e Doutor em Ciências Humanas (UFSC). É professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Design Gráfico na Univale; integrante da Equipe de Apoio Tecnológico do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Univale. Desde 2020 ocupa a função de diretor regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e também de diretor e presidente do Conselho Editorial da Editora Univale. Integra os Grupos de Pesquisa (CNPq) Migrações Internacionais contemporâneas (Univale), Ópera - Observatório de Perspectivas, Experiências e Ramificações na Relação Mídia-Democracia-Direitos Humanos (Univale), e NAVI - Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem (UFSC).

Carmen Silvia de Moraes Rial, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Ciências Sociais e Jornalismo, possui doutorado em Sociologia e Antropologia pela Université Paris Descartes-Sorbonne (1992) e mestrado na UFRGS. Professora Titular do Departamento de Antropologia da UFSC, atua no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Coordena o Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (Navi) e o Grupo de Antropologia Urbana e Marítima, e integra o Instituto de Estudos de Gênero (IEG).

Sueli Siqueira, Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

Pós doutorado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa - CIES-IUL (2012). Doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). É professora titular da Universidade Vale do Rio Doce. Coordena o Núcleo de Estudos Multidisciplinar Sobre Desenvolvimento Regional - NEDER - UNIVALE. Desenvolve estudos na áreas da Sociologia Urbana com ênfase em Estudo Sobre Migração Internacional, além das temáticas Trabalho, violência e meio ambiente.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Araújo e Pinto, F. D., Rial, C. S. de M., & Siqueira, S. (2022). Migração chinesa em Governador Valadares - MG: “primeira onda” e os desafios de deixar o país de origem em situações de conflito. Revista Teias, 23(69), 294–305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65962

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças