Entre pedagogias e saberes "outros": contribuições da interculturalidade para o direito à educação de migrantes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65907

Palavras-chave:

Migrações Internacionais, Direitos Humanos, Direito à Educação, Interculturalidade, Alteridade

Resumo

Os fluxos migratórios para o Brasil das últimas décadas, especialmente provenientes do Sul Global, têm revelado múltiplas fronteiras e desafios na promoção dos direitos humanos. No caso do direito à educação, a presença de migrantes e pessoas em situação de refúgio nas redes de ensino tem revelado outras formas de exclusão da diferença e que ampliam as desigualdades em sociedades de profundas raízes coloniais como o Brasil. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa é identificar as principais contribuições teóricas e práticas da interculturalidade crítica para (re)pensar e (re)fazer o direito à educação de migrantes e pessoas em situação de refúgio na realidade brasileira. O marco teórico-metodológico está situado nas teorias da modernidade/colonialidade e que configura um caminho alternativo de pesquisa e prática diante dos desafios de direitos dos(as) migrantes não-ocidentais. Diante da experiência de migrantes nos sistemas educacionais brasileiros, a interculturalidade representa outra possibilidade de acolhimento do outro e da diferença desde uma ética da alteridade. 

Biografia do Autor

Tatyana Scheila Friedrich, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Direito pela UFPR (1996), Aperfeiçoamento pela City University (UK/1998), Mestrado (2002) e Doutorado (2005) pela Universidade Federal do Paraná, Pós-doutorado na Fordham University, NY (2015). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Paraná, líder do Grupo de Pesquisa Nupesul - Nucleo de Pesquisa em Direito Público do Mercosul PPGD/UFPR.

Jaqueline Bertoldo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Friedrich, T. S., & Bertoldo, J. (2022). Entre pedagogias e saberes "outros": contribuições da interculturalidade para o direito à educação de migrantes no Brasil. Revista Teias, 23(69), 178–193. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65907

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças