Migrações e educação de adultos deslocados: uma reflexão sobre direitos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65893

Palavras-chave:

migrações internacionais, educação de adultos, direitos educativos

Resumo

Diante do grande volume de migrações internacionais – mesmo com uma pandemia que restringiu a mobilidade global –, faz-se necessário refletir sobre as garantias dos direitos essenciais que migrantes e refugiados têm, tais como os direitos educativos. As normativas do Direito Internacional dos Direitos Humanos consolidaram o direito à educação para todas as pessoas, mas como será que migrantes e refugiados acessam a esses direitos nos territórios? Como melhorar o percurso educativo daqueles que mesmo conseguindo se matricular ainda estão expostos a obstáculos que os impedem de ter uma educação acessível, aceitável e adaptável? Como oferecer oportunidades educativas que sejam relevantes? Como garantir que a oferta seja, de fato, uma oportunidade de “educação” e não apenas de “escolarização”?

O presente artigo dialoga com a literatura e tem como objetivo responder a essas perguntas, além de contribuir com o debate acadêmico. Trata-se de análise de estudos teóricos, composta de duas partes: a primeira introduz a relação entre migração e educação; a segunda se aprofunda sobre temas como 1) Assimilação versus integração e multiculturalismo versus interculturalismo; 2) Gestão escolar, currículo, formação de professores e língua local como política de acolhimento; e 3) Reconhecimento de diplomas, habilidades e conhecimentos prévios – sem os quais, conclui-se que o direito a estar na escola não é a mesma coisa que o direito a aprender na escola.

Biografia do Autor

Rita de Cássia da Cruz Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na área de concentração: Estado, Sociedade e Educação. É Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP).

Maria Clara Di Pierro, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

É professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Silva, R. de C. da C., & Di Pierro, M. C. (2022). Migrações e educação de adultos deslocados: uma reflexão sobre direitos educativos. Revista Teias, 23(69), 164–177. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65893

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças