Os desafios na escolarização de trabalhadores migrantes da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65892

Palavras-chave:

migração, trabalho, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O artigo aborda a problemática da migração a partir da perspectiva dos sujeitos migrantes que retomaram sua escolarização na Educação de Jovens e Adultos. Ele analisa a origem dos estudantes matriculados na EJA, sua situação de itinerância e as dificuldades enfrentadas no seu percurso escolar. Os dados e análises são fruto de pesquisa junto aos estudantes matriculados na EJA do município de Florianópolis/SC, com base na consulta às fichas de matrícula (dos anos 2018, 2019, 2020 e 2021) e na realização de grupos focais e entrevistas com estudantes migrantes dos núcleos da região Norte/Nordeste da ilha de Florianópolis, os quais concentram maior número de migrantes. A análise dos dados quantitativos de matrícula permite compreender as particularidades da composição social dos estudantes da EJA, demonstrando ser esta modalidade de ensino a principal alternativa para os estudantes migrantes que buscam retomar sua trajetória escolar. Quanto à análise qualitativa, observa-se que o tempo para o estudo concorre com o tempo do trabalho. A dedicação aos estudos implica deixar de lado elementos como o descanso, o tempo para a família, o autocuidado e o lazer. Além disso, exige rigorosa disciplina e organização da rotina, associada com os horários alternativos da EJA que viabilizam a permanência na escola.

Biografia do Autor

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Estudos Especializados em Educação, Centro de Ciências da Educação.

Programa de Pós-Graduação em Educação

Eron Keoma do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFSC

Estudante de Ciências Sociais

Larissa Pereira do Livramento, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

28-05-2022

Como Citar

Vendramini, C. R., Keoma do Nascimento, E., & Pereira do Livramento, L. (2022). Os desafios na escolarização de trabalhadores migrantes da Educação de Jovens e Adultos. Revista Teias, 23(69), 60–76. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65892

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças