A prática no processo de formação da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65480Palavras-chave:
prática docente, identidade, formação profissionalResumo
Considerando as perspectivas apontadas por pesquisadores como Martins (1998) e Tardif (2014), é possível verificar o quão é necessário e importante considerar a prática docente como um dos pilares da formação dos professores e da compreensão da identidade docente. Ao refletirmos sobre a subjetividade dos educadores, reconhecendo-os como sujeitos do conhecimento, vislumbra-se como são efetivadas e desenvolvidas as práticas de ensino no ambiente escolar, tomando como premissa que a pesquisa sobre o ensino deve levar em conta a voz dos professores sobre suas próprias práticas (delineiam-se pesquisas não sobre o ensino e sobre os professores, mas para o ensino e com os professores). Dessa maneira, pode-se repensar as relações entre teoria e prática, indo além da concepção de teoria como guia da prática, concebendo a teoria como expressão da prática.
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