A prática no processo de formação da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65480

Palavras-chave:

prática docente, identidade, formação profissional

Resumo

Considerando as perspectivas apontadas por pesquisadores como Martins (1998) e Tardif (2014), é possível verificar o quão é necessário e importante considerar a prática docente como um dos pilares da formação dos professores e da compreensão da identidade docente. Ao refletirmos sobre a subjetividade dos educadores, reconhecendo-os como sujeitos do conhecimento, vislumbra-se como são efetivadas e desenvolvidas as práticas de ensino no ambiente escolar, tomando como premissa que a pesquisa sobre o ensino deve levar em conta a voz dos professores sobre suas próprias práticas (delineiam-se pesquisas não sobre o ensino e sobre os professores, mas para o ensino e com os professores). Dessa maneira, pode-se repensar as relações entre teoria e prática, indo além da concepção de teoria como guia da prática, concebendo a teoria como expressão da prática. 

Biografia do Autor

Aline Santos Pereira Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2019), Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Gabriele Polato Sachinski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Graduada em Letras (Português e Inglês) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018), Mestranda em Educação pela mesma IES.

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Santos Pereira Rodrigues, A., Polato Sachinski, G., & Oliver Martins, P. L. (2022). A prática no processo de formação da identidade docente. Revista Teias, 23(71), 297–309. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65480