A pesquisa como princípio educativo em aulas de ciências e matemática na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.64634

Palavras-chave:

educação, ensino de ciências e matemática, pesquisa como princípio educativo, educação básica.

Resumo

Este trabalho buscou compreender as percepções de professores de Ciências e Matemática acerca da pesquisa como princípio educativo em aulas on-line na Educação Básica. Os participantes foram professores/cursistas de Pós-Graduação stricto sensu de uma universidade privada, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta adotado foi um questionário com perguntas abertas e o tratamento dos dados foi realizado utilizando Análise Textual Discursiva (ATD) – que resultou nas categorias emergentes: I) pesquisa como princípio educativo; II) o papel do professor frente à pesquisa nas aulas on-line; III) implicações da pesquisa na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes; e IV) desafios enfrentados nas aulas on-line. A partir disto, concluiu-se que os docentes compreendem a pesquisa em sala de aula como estratégia que necessita estar inserida no planejamento, pois acreditam que ela potencializa a prática pedagógica ao promover experiências investigativas que descentram a relação educativa, conferindo mais protagonismo aos estudantes.

Biografia do Autor

Gabriela dos Santos Pícoli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

José Luís Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bolsista Produtividade CNPq. Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Pícoli, G. dos S., & Ferraro, J. L. (2023). A pesquisa como princípio educativo em aulas de ciências e matemática na educação básica. Revista Teias, 24(72), 265–277. https://doi.org/10.12957/teias.2023.64634

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua