A pesquisa como princípio educativo em aulas de ciências e matemática na educação básica

Gabriela dos Santos Pícoli, José Luís Ferraro

Resumo


Este trabalho buscou compreender as percepções de professores de Ciências e Matemática acerca da pesquisa como princípio educativo em aulas on-line na Educação Básica. Os participantes foram professores/cursistas de Pós-Graduação stricto sensu de uma universidade privada, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta adotado foi um questionário com perguntas abertas e o tratamento dos dados foi realizado utilizando Análise Textual Discursiva (ATD) – que resultou nas categorias emergentes: I) pesquisa como princípio educativo; II) o papel do professor frente à pesquisa nas aulas on-line; III) implicações da pesquisa na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes; e IV) desafios enfrentados nas aulas on-line. A partir disto, concluiu-se que os docentes compreendem a pesquisa em sala de aula como estratégia que necessita estar inserida no planejamento, pois acreditam que ela potencializa a prática pedagógica ao promover experiências investigativas que descentram a relação educativa, conferindo mais protagonismo aos estudantes.


Palavras-chave


educação; ensino de ciências e matemática; pesquisa como princípio educativo; educação básica.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64634

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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