Olhares sobre a dislexia, inclusão e a saúde mental na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.64427

Palavras-chave:

Dislexia, Educação superior inclusiva, Saúde mental

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a dislexia, inclusão e saúde mental na educação superior. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido dentro da abordagem de pesquisa bibliográfica, com a utilização de documentos legisladores, técnicos e científicos. Assim, o texto está organizado em três seções: i) dislexia: características, consequências e seus desafios para o diagnóstico; ii) desafios à inclusão de estudantes disléxicos na educação superior: uma deficiência invisível; e iii) repercussões da dislexia na saúde mental de universitários: caminhos de enfrentamento. O estudo mostrou que a inclusão é um motivo para que a universidade se modernize e os professores aperfeiçoem suas práticas e, assim sendo, acontece a integração de estudantes com dislexia. Nessa direção, a universidade responderá de forma mais adequada aos desafios da inclusão colocados se cuidar dos seus estudantes com dislexia, se apoiar a saúde mental destes indivíduos, abrindo lugares de escuta, palavra e pensamento.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Mestranda (Bolsista Capes) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI/UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC/UNIT).

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE, Brasil. Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri (UCM). Coordenador do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq “Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão” (GEPPESI/UFS).

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Pereira, M. D., & da Silva, J. P. (2023). Olhares sobre a dislexia, inclusão e a saúde mental na educação superior. Revista Teias, 24(72), 140–153. https://doi.org/10.12957/teias.2023.64427

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua