Olhares sobre a dislexia, inclusão e a saúde mental na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.64427Palavras-chave:
Dislexia, Educação superior inclusiva, Saúde mentalResumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a dislexia, inclusão e saúde mental na educação superior. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido dentro da abordagem de pesquisa bibliográfica, com a utilização de documentos legisladores, técnicos e científicos. Assim, o texto está organizado em três seções: i) dislexia: características, consequências e seus desafios para o diagnóstico; ii) desafios à inclusão de estudantes disléxicos na educação superior: uma deficiência invisível; e iii) repercussões da dislexia na saúde mental de universitários: caminhos de enfrentamento. O estudo mostrou que a inclusão é um motivo para que a universidade se modernize e os professores aperfeiçoem suas práticas e, assim sendo, acontece a integração de estudantes com dislexia. Nessa direção, a universidade responderá de forma mais adequada aos desafios da inclusão colocados se cuidar dos seus estudantes com dislexia, se apoiar a saúde mental destes indivíduos, abrindo lugares de escuta, palavra e pensamento.
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