Formação de professores em museus de ciências: análise de oficinas formativas do Espaço Ciência InterAtiva

Autores

  • Carolina Barbosa dos Santos Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Grazielle Rodrigues Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-5685-0205

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.64182

Palavras-chave:

formação continuada de professores, Museu de Ciências, educação científica, ensino fundamental.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e as contribuições de uma oficina temática durante a formação continuada para professores. A oficina foi baseada em fenômenos físicos de Óptica Geométrica que estão presentes no museu Espaço Ciência InterAtiva (ECI). A metodologia utilizada para a coleta de dados se deu por meio de questionários e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi dividida em três etapas: visita ao ECI, realização da oficina e avaliação do curso. Identificou-se que a visita ao museu e a realização da oficina propiciaram aos professores uma oportunidade de construção de novos saberes nas áreas de Ciências, e a promoção de reflexões de forma crítica acerca de suas práticas pedagógicas. Pode-se inferir que este estudo evidenciou a importância dos museus de Ciências para a formação continuada de professores, possibilitando espaço de trocas de saberes.

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Santos, C. B. dos, & Pereira, G. R. (2022). Formação de professores em museus de ciências: análise de oficinas formativas do Espaço Ciência InterAtiva. Revista Teias, 23(71), 310–331. https://doi.org/10.12957/teias.2022.64182