Formação de professores em museus de ciências: análise de oficinas formativas do Espaço Ciência InterAtiva
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.64182Palavras-chave:
formação continuada de professores, Museu de Ciências, educação científica, ensino fundamental.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e as contribuições de uma oficina temática durante a formação continuada para professores. A oficina foi baseada em fenômenos físicos de Óptica Geométrica que estão presentes no museu Espaço Ciência InterAtiva (ECI). A metodologia utilizada para a coleta de dados se deu por meio de questionários e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi dividida em três etapas: visita ao ECI, realização da oficina e avaliação do curso. Identificou-se que a visita ao museu e a realização da oficina propiciaram aos professores uma oportunidade de construção de novos saberes nas áreas de Ciências, e a promoção de reflexões de forma crítica acerca de suas práticas pedagógicas. Pode-se inferir que este estudo evidenciou a importância dos museus de Ciências para a formação continuada de professores, possibilitando espaço de trocas de saberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.