A mediação em museu de ciência em Belford Roxo/RJ como forma de inclusão social
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.74386Palavras-chave:
inclusão, pertencimento, divulgação científica.Resumo
Este trabalho investigou a importância dos museus e Centros de Ciências para a formação de mediadores, estudantes da educação básica em um museu de ciências localizado no município de Belford Roxo na Baixada Fluminense. O objetivo foi analisar as contribuições desse espaço, durante as etapas de concepção e implantação, na formação dos alunos mediadores bem como o impacto na perspectiva dos mediadores sobre a ciência. O que mudou na perspectiva deles sobre ciência? O papel do mediador é transformar o conhecimento científico em algo acessível por meio de atividades interativas e estimular o interesse do público em relação à ciência. A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa, utilizando um questionário online com perguntas fechadas e abertas para avaliar a participação dos alunos no processo de concepção e implantação do centro. Os resultados indicaram que estar em um Centro de Ciências proporcionou experiências importantes e inéditas para os alunos, despertando o interesse e a curiosidade em relação à ciência. O sentimento de pertencimento ao espaço também foi destacado pelos participantes. Além disso, a metodologia de formação dos mediadores foi de grande relevância para a compreensão da importância desses espaços para a educação e formação destes mediadores. Conclui-se que o envolvimento dos alunos é uma ferramenta importante para a consolidação de um Centro de Ciências e pode gerar o sentimento de pertencimento e engajamento necessários para a inclusão de toda a comunidade escolar.
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