Dança/ Educação nas infâncias: marcas na constituição docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.63868

Palavras-chave:

práticas educativas, experiência, constituição docente, memória, narrativas

Resumo

O artigo apresenta questões referentes a uma investigação realizada em um núcleo de pesquisa em arte na educação, vinculado a uma universidade comunitária. O objetivo é compreender como as experiências com a dança/educação nas infâncias, estão imbricadas na constituição docente. As ações escolares, por vezes, não dão o devido valor à dança, que geralmente é tratada apenas como meio de competição e entretenimento. A pesquisa tem abordagem narrativa, considerando a bibliografia, as memórias e a experiência. Os resultados indicaram que ao relacionar memórias de infâncias aos aspectos conceituais e metodológicos, reitera-se a ideia de que a dança, tanto na educação formal como nos espaços não formais, são movimentos de pensares e sentires, integrando processos de cognição, crítica e sensibilidades. 

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Duarte, Universidade da Região de Joinville

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE.

Andresa Gonçalves da Silva, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestranda em Educação na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Possui graduação em Educação Física pela  UNIVILLE(2007), especialista em Dança Educação e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho ( 2009) e em Práticas Educativas na Educação Infantil e Séries Iniciais e Gestão Escolar, pela Associação Catarinense de Ensino Faculdade Guilherme Guimbala ACE (2018). Atualmente é docente efetiva na Prefeitura Municipal de Joinville como professora de Educação Física. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação- NUPAE - UNIVILLE.

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Cursou Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente – GETRAFOR e o NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes; da ANPEd e da ANFOPE. 

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Duarte, S. S. D., da Silva, A. G., & Rausch, R. B. (2023). Dança/ Educação nas infâncias: marcas na constituição docente. Revista Teias, 24(72), 35–49. https://doi.org/10.12957/teias.2023.63868

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua