Afetividade e gosto pela ciência no ensino fundamental: o que dizem os professores de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.63265

Palavras-chave:

motivação

Resumo

O presente estudo investiga a presença de elementos da dimensão afetiva no cotidiano de dez professores de Ciências do Ensino Fundamental, por meio de entrevista semiestruturada contendo dez perguntas. As questões abordadas envolvem a formação acadêmica e atuação profissional dos participantes, estrutura de suas aulas, percepção em relação ao ensino de Ciências e seus objetivos, importância da dimensão afetiva durantes as aulas e motivação dos alunos. A maioria dos participantes entende a dimensão afetiva como importante, mas não a considera em seu planejamento. Na fala dos entrevistados, sobressai o uso do livro didático que somado a outras fontes, buscam estabelecer aproximações entre os conteúdos científicos e a realidade vivenciada pelos estudantes. Além disso, os professores relatam observar maior empolgação de seus alunos quando realizam atividades práticas e experimentais, ou em conteúdos específicos, entendendo que as aulas de Ciências são capazes de influenciar na escolha da carreira profissional do estudante.

Biografia do Autor

Julia Nunes Pacheco, Universidade de Passo Fundo

Licenciatura em Biologia

Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação

Mestre em Educação na Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica

Docente Permanente do PPG em Educação

Docente Permanente no PPG em Ensino de Ciências e Matemática

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências

Docnete Permananete do Programa de Pòs-Graduação em Educação

Docnete Permanente do Programa de Pòs-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

15-02-2023

Como Citar

Pacheco, J. N., Rosa, C. T. W. da, & Darroz, L. M. (2023). Afetividade e gosto pela ciência no ensino fundamental: o que dizem os professores de ciências. Revista Teias, 24(72), 233–250. https://doi.org/10.12957/teias.2023.63265

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua