Afetividade e gosto pela ciência no ensino fundamental: o que dizem os professores de ciências
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.63265Palavras-chave:
motivaçãoResumo
O presente estudo investiga a presença de elementos da dimensão afetiva no cotidiano de dez professores de Ciências do Ensino Fundamental, por meio de entrevista semiestruturada contendo dez perguntas. As questões abordadas envolvem a formação acadêmica e atuação profissional dos participantes, estrutura de suas aulas, percepção em relação ao ensino de Ciências e seus objetivos, importância da dimensão afetiva durantes as aulas e motivação dos alunos. A maioria dos participantes entende a dimensão afetiva como importante, mas não a considera em seu planejamento. Na fala dos entrevistados, sobressai o uso do livro didático que somado a outras fontes, buscam estabelecer aproximações entre os conteúdos científicos e a realidade vivenciada pelos estudantes. Além disso, os professores relatam observar maior empolgação de seus alunos quando realizam atividades práticas e experimentais, ou em conteúdos específicos, entendendo que as aulas de Ciências são capazes de influenciar na escolha da carreira profissional do estudante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.