História e cultura Afro-Brasileira e Africana: experiência na formação de professores a partir de um projeto de pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62652

Palavras-chave:

lei 10639, lei 11645, práticas pedagógicas antirracistas

Resumo

Considerando, que ainda em 2021, muitos docentes desconhecem a Lei 10.639 de 2003 e a Lei 11.645 de 2008, leis que estabelecem a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena” no currículo oficial da rede de ensino, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e Histórias Brasileiras, objetiva-se nesse trabalho apresentar uma possibilidade de capacitação para os professores da rede de ensino da cidade de Niterói/RJ oferecendo recursos para trabalhar a cultura, a história e a memória afro-brasileira nas escolas. Para tanto, procede-se à pesquisa-ação, refletindo sobre o planejamento, a implementação, o monitoramento e a avaliação do curso de capacitação intitulado “Cultura afro-brasileira combatendo o racismo em sala de aula: reflexões e estratégias de ensino” ofertado no 1º semestre de 2021, por uma instituição de ensino federal. Desse modo, observa-se que a maioria dos concluintes do curso de extensão se autodeclararam como negros ou pardos, o que permite concluir que ainda há uma grande parcela de docentes brancos, que são a maioria na cidade de Niterói, a serem atingidos. Ademais, não podemos deixar de destacar o efeito da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus sobre trabalho docente, que precisou conciliá-lo com um curso extra.

Biografia do Autor

Raphaela Reis Conceição Castro Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Niterói.

Doutora em Administração pela UFSC, docente de Gestão Pública no Instituto Federal do Rio de Janeiro, Niterói.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Silva, R. R. C. C., & Carvalho, F. O. (2021). História e cultura Afro-Brasileira e Africana: experiência na formação de professores a partir de um projeto de pesquisa-ação. Revista Teias, 22, 73–92. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62652

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular