O espaço vivido e a pedagogia situada em Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62401

Palavras-chave:

espaço vivido, lugar, pedagogia situada, educação popular, práxis pedagógica

Resumo

O conhecimento sobre a realidade sociocultural dos educandos, bem como a maneira com que estes a interpretam é uma das principais características da pedagogia freiriana. Em função disso, no processo de construção da práxis pedagógica libertadora, as localidades onde vivem os estudantes precisam ser objeto de investigação por parte dos educadores e educadoras com vistas à definição de temas geradores do conhecimento escolar. Com base nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades analíticas acerca da realidade vivenciada pelos educandos tendo como pressuposto básico a espacialidade inerente à existência humana. Para tanto, o ensaio estabelece o conceito de espaço vivido como eixo através do qual outras categorias e noções espaciais são abordadas em consonância com os princípios da dialogicidade e da problematização, ambos próprios da concepção de educação preconizada por Paulo Freire. As reflexões e análises têm como base algumas obras do autor, assim como referências de pesquisadores vinculados principalmente ao conhecimento geográfico. Como principais contribuições para práticas pedagógicas emancipadoras, argumenta-se a favor da necessidade de se criar procedimentos metodológicos que possibilitem o levantamento de informações sobre o contexto socioespacial onde o projeto educativo está inserido e promovam a escuta ativa sobre o que os educandos e outros agentes sociais que atuam na localidade têm a dizer sobre suas vivências e práticas socioespaciais.

Biografia do Autor

Enio Serra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e Doutor em Educação (UFF). Professor de Didática e Prática de Ensino de Geografia da Faculdade de Edcuação da UFRJ. Coordenador do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos - LIEJA/UFRJ.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Serra, E. (2021). O espaço vivido e a pedagogia situada em Paulo Freire. Revista Teias, 22(67), 133–144. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62401

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias