É tempo de esperançar: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada

Autores

  • Mariana dos Santos Cezar Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651 Cidade Universitária 13083859 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35215956 Fax: (19) 32891466 https://orcid.org/0000-0002-9896-9041
  • Samuel Rocha Oliveira Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Ph.D. in Physics - University of Texas At Austin, U.T.S, Estados Unidos. Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651 Cidade Universitária 13083859 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35215956 Fax: (19) 32891466 https://orcid.org/0000-0001-9219-1112

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62062

Palavras-chave:

Epistemologia freireana, Educação libertadora, Formação continuada, Diálogo, Conscientização.

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever como um processo de formação continuada pode ser construído a partir de uma (re)leitura da epistemologia freireana e do trabalho desenvolvido nos círculos de cultura. Esta investigação tem abordagem qualitativa, desenvolvida com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual de São Paulo. Nesta pesquisa, foi estabelecida uma ação de formação na qual, ao longo de quinze encontros, pesquisadora e participantes dialogaram a respeito de temas que foram identificados nas falas das participantes, ao descreverem as situações vivenciadas por elas no contexto escolar. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Análise Dialógica do Discurso, oriunda dos estudos bakhtinianos. Os resultados mostram que construir uma formação continuada, com base nos pressupostos da epistemologia freireana, pode viabilizar uma tomada de consciência da realidade, por meio da superação de uma visão acrítica acerca das situações-limite vivenciadas no contexto escolar, bem como o desenvolvimento de atos-limites para a superação dessas situações e para a construção de uma consciência crítica.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Cezar, M. dos S., & Oliveira, S. R. (2021). É tempo de esperançar: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada. Revista Teias, 22(67), 203–216. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62062

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias