Educação do campo: um contexto contra-hegemônico na História da Educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62053

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma síntese de dados da pesquisa “Contextos emergentes na Educação do Campo em áreas de assentamento do MST”, a qual compõe o bojo de estudos do Grupo de Pesquisa Gestar/CNPq da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, objetiva-se analisar historicamente a constituição da Educação do Campo como modalidade de ensino e sua perspectiva contra-hegemônica. Trata-se de pesquisa qualitativa, tendo por método o materialismo histórico-dialético, fundamentado em Triviños (1997), Marx e Engels (2020). Aponta-se preliminarmente que a transformação da Educação do Campo em tal modalidade, com marcos legais específicos, é resultante de longo e árduo processo de enfrentamentos às instituições constituidoras do Estado e da sociedade nacional, forjado pelas lutas e movimentos sociais camponeses, na contramão da hegemonia socioeducacional atual. Mediante este cenário, conclui-se que a Educação do Campo tem se constituído nesta perspectiva em escolas situadas em áreas de assentamento da Reforma Agrária no Brasil

Biografia do Autor

Angelita Tatiane Silva dos Santos Perin, Universidade Federal de Santa Maria, RS

Angelita Tatiane Silva dos Santos Perin, professora aposentada do Magistério Público do RS; graduada em Pedagogia, pela Universidade de Ijuí (UNIJUÍ); mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional e doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSM. Educadora do campo da Educação Infantil ao Ensino Médio. Atualmente é docente na Faculdade Santo Ângelo (FASA), RS, no curso de Pedagogia. Pesquisadora sobre Educação do Campo.

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria, RS

Pós-doutora em Educação - PUCRS; Doutora em Educação - PUCRS; Mestre em Educação - UFSM; Especialista em Administração e Supervisão Escolar - UFSM; Especialista em Psicopedagogia - FAFRA; Graduada em Pedagogia - FIC. Professora Associada do Departamento de Administração Escolar - ADE, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Coordenadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do GESTAR - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa ELOS voltado para pesquisas sobre o campo curricular, perpassando pelas políticas públicas e práticas educativas. Participa do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Tem experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase em políticas públicas, gestão educacional, gestão escolar e universitária, formação de professores.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Silva dos Santos Perin, A. T., & Gabriel Dalla Corte, M. (2021). Educação do campo: um contexto contra-hegemônico na História da Educação brasileira. Revista Teias, 22, 121–134. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62053

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular