Por uma escola democrática: contribuições de Paulo Freire
Resumo
Paulo Freire, um pensador que construiu um projeto de educação emancipatória contra a opressão e a favor da liberdade, vem sendo justamente homenageado neste centenário de seu nascimento com muitas reflexões acerca de sua obra e das inúmeras contribuições para a educação, no Brasil e no mundo. Este ensaio tem por objetivo tratar dessas contribuições, em especial quanto às políticas públicas inovadoras que foram concretizadas quando de sua experiência como Secretário de Educação na cidade de São Paulo. A partir de uma revisão bibliográfica e documental, foi possível estabelecer um diálogo com suas políticas educacionais e compreender princípios fundamentais para a construção de uma escola verdadeiramente democrática, quais sejam: participação, descentralização e autonomia. Seja para a ação pedagógica em sala de aula ou para a gestão educacional, Freire contempla tais princípios em sua práxis e deixa um legado essencial para os educadores comprometidos com a justiça social.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62048
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias