Paulo Freire e pesquisa narrativa (auto)biográfica: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62031

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, Memoriais de formação

Resumo

Este texto dedica-se à tessitura de um diálogo entre o potencial investigativo e formador das narrativas no âmbito da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, e o que Silva, no prefácio da quinquagésima primeira edição do livro A Importância do ato de ler de autoria de Paulo Freire, vai chamar de uma epistemologia da leitura. Para compor a tessitura dialogal entre os escritos de Paulo Freire e Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica recorremos à proposição freiriana de leitura de mundo e leitura da palavra e as contribuições da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica que busca atribuir valor de conhecimento à subjetividade, compreendendo a partir das narrativas das histórias de vida e formação dos sujeitos as referências ao mesmo tempo singulares e sociais que compõem seus processos de formação. Compomos o texto em três partes que acompanhadas da introdução e considerações finais apresentam a ideia de leitura em Paulo Freire, a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica como perspectiva de produção de pesquisas em educação e formação de professores, e a escrita dos memorias de formação como um dos possíveis, dentre outros, modos de conexão entre a leitura de mundo, da palavra e de si nos processos de formação. A construção desse diálogo é enriquecedora para a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica e amplia as ressonâncias entre a obra de Paulo Freire e seu caráter plural, não dicotômico, entre vida e obra, entre texto e contexto.

Biografia do Autor

Eda de Oliveira Henriques, Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, departamento Fundamentos Pedagógicos, área Psicologia da Educação e Programa de pós-Graduação em Educação da UFF

Heriédna Cardoso Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação no PPGE-UFF. Cursou Mestrado Acadêmico em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF (2018). Graduação em Física - Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2011). Pesquisa os processos de formação de professores de Física e docência no Ensino Superior.

Verônica Fabiola Neves Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2017) e Mestrado em Educação pela UFF (2021) . Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, narrativas, processos de significação, ensino fundamental e educação infantil.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Henriques, E. de O., Guimarães, H. C., & Rodrigues, V. F. N. (2021). Paulo Freire e pesquisa narrativa (auto)biográfica: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação. Revista Teias, 22(67), 145–158. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62031

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias