Abandono afetivo de criança e processo de aprendizagem escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.62028

Palavras-chave:

Abandono afetivo, Criança, Aprendizagem escolar

Resumo

O artigo sobre o abandono afetivo de criança e processos de aprendizagem escolar tem como objetivo descrever o abandono afetivo na perspectiva interdisciplinar (ciências humanas, ciências sociais aplicadas e biológicas) e identificar as possíveis consequências na aprendizagem escolar infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que propõe realizar uma revisão de literatura (empírica e não-empírica) em obras e autores contemporâneos, ressaltando a importância do complexo afetivo para o desenvolvimento pessoal e social das pessoas. Considerando que a maioria dos casos de abandono no Brasil está relacionada às condições de vulnerabilidade socioeconômicas das famílias, conforme indicadores sociais apresentados na pesquisa, o estudo indica que o exercício da não-afetividade, negligência ou abandono afetivo incidem negativamente no desenvolvimento humano, causando danos irreparáveis em todas as etapas que constituem o processo de aprendizagem escolar.

 

Biografia do Autor

Fernando de Almeida Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Graduado em Filosofia, com habilitação curricular em história e psicologia (1999), pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL; Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador - Salvador/BA (2019), discutindo a impor tância dos afetos e vínculos familiares para o processo de aprendizagem escolar . Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional (2009), Gestão e Supervisão Escolar (2009) e Gestão Educacional (2012). Professor de Filosofia na rede estadual de ensino da Bahia e de História na rede municipal de ensino de Jaguaquara – BA (atual); diretor do Departamento Pedagógico de Jaguaquara – BA (2006); Secretário Municipal de Educação de Jaguaquara - BA (2007) e tutor do Programa de Capacitação de Gestores Escolares - Progestão de Jaguaquara – BA (2008 a 2012). Doutorando em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT/Aracaju – SE (2021), com a seguinte pesquisa “Intersubjetividade e Processos Educacionais: um encontro entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freire”. E-mail: fernando_leia@hotmail.com    http://lattes.cnpq.br/3600266496028026  https://orcid.org/0000-0002-4826-350X

 

 

 

 

Rafael Cerqueira Fornasier, Universidade Católica do Salvador

Doutor em Teologia, com especialização na área interdisciplinar em ciências do matrimônio e da família pelo Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, junto à Pontifícia Universidade Lateranense (Roma-Itália). Membro do Conselho Internacional do mesmo Instituto. Professor da Universidade Católica do Salvador-BA no PPG em Família na Sociedade Contemporânea, cursos de graduação, especialização e extensão. Coordenador do Curso de Especialização em Relações Familiares e Contextos Sociais. Pesquisador membro do Family International Monitor, ligado à Pontifícia Universidade Lateranense (Roma-Itália), à Universidade de Múrcia (Espanha) e ao CISF (Centro Internazionale Studi Famiglia. Graduado em Teologia pelo Instituto de Estudos Teológicos de Bruxelas-Bélgica (2003) e mestrado em Antropologia Teológica - Instituto de Estudos Teológicos de Bruxelas-Bélgica (2005), sendo um semestre feito na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma-Itália. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Seminário São José do Rio de Janeiro (1998). E-mail:

 rafael.fornasier@ucsal.br    

http://lattes.cnpq.br/0818516091348958  

 https://orcid.org/0000-0001-5982-6454

 

 

 

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Publicado

24-06-2023

Como Citar

Silva, F. de A., & Fornasier, R. C. (2023). Abandono afetivo de criança e processo de aprendizagem escolar. Revista Teias, 24(72), 212–232. https://doi.org/10.12957/teias.2023.62028

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua