Situação limite e formação docente: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia

Geniana dos Santos, Maria G. Pereira Ferreira

Resumo


Este trabalho aborda o vivido no contexto da Formação de Professores, de uma Universidade Pública Brasileira. Como contingência, focaliza as mudanças nas dinâmicas de ensino e aprendizagem decorrentes da Pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus. Para tal, problematizamos a experiência, conforme Freire (1996a, 2000) e Larrosa (2002), enfatizando aspectos de uma educação humanizadora e marcada pela esperança. No tocante à relação entre Didática e Formação de Professores, destacamos Becker (1995); Candau (2004) e Rios (2006), de modo a problematizar os modelos pedagógicos e as três dimensões básicas para a formação docente, sendo elas a Dimensão Humana, Dimensão Técnica e Dimensão Político-Social.



Palavras-chave


FLEXIBILIZAÇÃO; SITUAÇÃO-LIMITE; PANDEMIA

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62021

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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