Situação limite e formação docente: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62021

Palavras-chave:

FLEXIBILIZAÇÃO, SITUAÇÃO-LIMITE, PANDEMIA

Resumo

Este trabalho aborda o vivido no contexto da Formação de Professores, de uma Universidade Pública Brasileira. Como contingência, focaliza as mudanças nas dinâmicas de ensino e aprendizagem decorrentes da Pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus. Para tal, problematizamos a experiência, conforme Freire (1996a, 2000) e Larrosa (2002), enfatizando aspectos de uma educação humanizadora e marcada pela esperança. No tocante à relação entre Didática e Formação de Professores, destacamos Becker (1995); Candau (2004) e Rios (2006), de modo a problematizar os modelos pedagógicos e as três dimensões básicas para a formação docente, sendo elas a Dimensão Humana, Dimensão Técnica e Dimensão Político-Social.


Biografia do Autor

Geniana dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Contemporâneas de Currículo e Formação Docente.

Maria G. Pereira Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda de Pedagogia, Membro do Programa de Educação Tutorial Pet, Voluntária de Iniciação à Pesquisa.

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

Santos, G. dos, & Ferreira, M. G. P. (2021). Situação limite e formação docente: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia. Revista Teias, 22(67), 190–202. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62021

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias