Currículo em disputa: o debate sobre o Ensino Religioso em escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62018Palavras-chave:
Ensino Religioso. Regimes de Verdade. CurrículoResumo
Em escolas públicas, a disciplina Ensino Religioso constitui uma área de tensões e disputas nos campos jurídico e teórico. No entendimento deste trabalho, as pesquisas no campo da Educação são relevantes nesse debate, pois elas não só descrevem e analisam dados e objetos, como também os constroem. Assim, como objeto de pesquisa, o Ensino Religioso e seu currículo são construídos pelos discursos do campo teórico. O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir do conceito regimes de verdade proposto por Michel Foucault, de que modo os discursos utilizados nas pesquisas dos Programas de Pós-graduação em Educação, desde 1997 até 2016, constroem o Ensino Religioso e seu currículo. Compreende-se que os diferentes discursos presentes nas pesquisas analisadas estabelecem uma disputa no campo teórico acerca dessa disciplina.Downloads
Publicado
15-12-2021
Como Citar
ANDRADE, Fernanda Batista Moreira de; DOS SANTOS, Erisvaldo Pereira. Currículo em disputa: o debate sobre o Ensino Religioso em escolas públicas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, p. 163–174, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.62018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/62018. Acesso em: 15 mar. 2025.
Edição
Seção
Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular
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