Currículo em disputa: o debate sobre o Ensino Religioso em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62018

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Regimes de Verdade. Currículo

Resumo

Em escolas públicas, a disciplina Ensino Religioso constitui uma área de tensões e disputas nos campos jurídico e teórico. No entendimento deste trabalho, as pesquisas no campo da Educação são relevantes nesse debate, pois elas não só descrevem e analisam dados e objetos, como também os constroem. Assim, como objeto de pesquisa, o Ensino Religioso e seu currículo são construídos pelos discursos do campo teórico. O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir do conceito regimes de verdade proposto por Michel Foucault, de que modo os discursos utilizados nas pesquisas dos Programas de Pós-graduação em Educação, desde 1997 até 2016, constroem o Ensino Religioso e seu currículo. Compreende-se que os diferentes discursos presentes nas pesquisas analisadas estabelecem uma disputa no campo teórico acerca dessa disciplina.

Biografia do Autor

Fernanda Batista Moreira de Andrade, Colégio Loyola

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017). Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de
Minas Gerais (2014). Graduada em Pedagogia com aprofundamento em Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014) e em Normal Superior pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2004). Experiência como tutora de educação à distância em curso de pós-graduação, nível de aperfeiçoamento, pela
Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Experiência de dez anos na Educação Básica como Professora Regente das Séries iniciais do Ensino Fundamental, Professora
Regente e Coordenadora na Educação Infantil. Professora de Ensino Religioso no Colégio Loyola, Rede Jesuíta de Educação.

Erisvaldo Pereira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africano sob a supervisão do professor Dr. Jocélio Teles. É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - Jesuítas. Atua como como professor Associado IV no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de Metodologia Científica e de Relações Étnico-Raciais. É professor do Mestrado Acadêmico em Educação da UFOP. Tem experiência em administração universitária. Atua também no ensino, pesquisa e extensão com a temática da cultura afro-brasileira e das religiões de matrizes africanas, em nível de graduação e de pós-graduação. Na 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd - realizada em Goiânia, foi eleito coordenador do GT-21 de Educação e Relações Étnico-Raciais para o biênio 2014-2015. É membro da Brazilain Studies Association.. Coordena o projeto de pesquisa aprovado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica-CEERT -2020: EPISTEMOLOGIAS ANTIRRACISTAS E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PESQUISA APLICADA NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CONTAGEM-MG.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Andrade, F. B. M. de, & dos Santos, E. P. (2021). Currículo em disputa: o debate sobre o Ensino Religioso em escolas públicas. Revista Teias, 22, 163–174. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62018

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular