Experiências de um sarau: o inédito viável em meio a pandemia

Penélope Alberto Rodrigues, Viviane Letícia Silva Carrijo, Luciana Kool Modesto-Sarra

Resumo


 

Este artigo tem por objetivo discutir uma proposta de sarau virtual, realizado em junho de 2020, por meio da plataforma Zoom, pela Brincada do Brincar, uma das frentes do Projeto de extensão “Brincadas: o inédito viável em tempos de crise” (PUC SP). Problematiza-se o contexto de pandemia do período de realização do sarau, apresenta-se as motivações de realização do sarau virtual no âmbito do Projeto Brincadas. O sarau virtual é descrito e analisado por meio da seleção de arquivos digitais do acervo do projeto; é analisado com base nos estudos freireanos, principalmente, no conceito de “inédito viável” (FREIRE, 1970/1987), e no “brincar” de Vygotsky (1933/1991). O sarau, a partir da vivência de seus participantes, criou possibilidades para atos de esperança diante da crise mundial da saúde e do contexto de isolamento e distanciamento físico. Esse encontro poético fomentou a interação e a colaboração entre os envolvidos que puderam experienciar a criação de um novo modo de sentir, agir, viver, ser e estar no mundo.    

 


Palavras-chave


Covid-19; inédito viável; sarau virtual

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62012

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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