Experiências de um sarau: o inédito viável em meio a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62012

Palavras-chave:

Covid-19,  inédito viável,  sarau virtual

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo discutir uma proposta de sarau virtual, realizado em junho de 2020, por meio da plataforma Zoom, pela Brincada do Brincar, uma das frentes do Projeto de extensão “Brincadas: o inédito viável em tempos de crise” (PUC SP). Problematiza-se o contexto de pandemia do período de realização do sarau, apresenta-se as motivações de realização do sarau virtual no âmbito do Projeto Brincadas. O sarau virtual é descrito e analisado por meio da seleção de arquivos digitais do acervo do projeto; é analisado com base nos estudos freireanos, principalmente, no conceito de “inédito viável” (FREIRE, 1970/1987), e no “brincar” de Vygotsky (1933/1991). O sarau, a partir da vivência de seus participantes, criou possibilidades para atos de esperança diante da crise mundial da saúde e do contexto de isolamento e distanciamento físico. Esse encontro poético fomentou a interação e a colaboração entre os envolvidos que puderam experienciar a criação de um novo modo de sentir, agir, viver, ser e estar no mundo.    

 

Biografia do Autor

Penélope Alberto Rodrigues, Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (GP LACE/CNPq/PUCSP)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP); Pesquisadora-formadora do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (GP LACE/CNPq/PUCSP).

Viviane Letícia Silva Carrijo, Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (GP LACE/CNPq/PUCSP)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP); Pesquisadora-formadora do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (GP LACE/CNPq/PUCSP)

Luciana Kool Modesto-Sarra, LAEL/PUC-SP/CAPES

Mestranda em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem (LAEL/PUCSP/CAPES). Pesquisadora-formadora no Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (GP LACE/CNPq/PUC-SP). Professora do Ensino Fundamental I na Beacon School.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Rodrigues, P. A., Carrijo, V. L. S., & Modesto-Sarra, L. K. (2021). Experiências de um sarau: o inédito viável em meio a pandemia. Revista Teias, 22(67), 122–132. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62012

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias