O balancê da sopa de legumes - (res)significações de uma refeição como presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.61973

Palavras-chave:

Heterotopia, Cotidiano, Educação, Currículo.

Resumo

Neste artigo, apresentamos a história da sopa que foi presenteada à professora que alfabetizou quem já estava sentenciada ao não aprender. Nesse sentido, buscamos, com as experiências da professoraalfabetizadora e da menina que aprendeu a ler, as potências heterotópicas do acontecimento cotidiano.Nessa direção, as experiências foram muitas e trouxeram, nas heterotopias cotidianas, as possibilidades de reflexão aos currículospraticados. Para tanto, buscamos, nos Estudos do/no/com os Cotidianos, as práticas de uma escola da rede pública de Pelotas- RS que institui artes de lutas e resistências à precariedade da vida. Nos encontros com as heterotopias cotidianas, foi possível (re)inventar maneiras de contrapor o olhar institucional normalizador que, ao aprisionar os corpos, busca aniquilar sonhos e desejos. A soparefeição dada pela aluna à professoraalfabetizadora com quem aprendeu a lerfoi o deleite para pensar a escola como produtora de insurgências capazes de criar sonhos e esperançar caminhos com a educação. Ao olhar, sentir e viver as experiências no/do/com os cotidianos, a criatividade fabrica diferentes escolas ao instituído.

Biografia do Autor

Eduardo Garralaga Melgar Junior, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorado em Educação em Ciências: Quimíca da Vida e Saúde (PPGEC-FURG), mestrado em Educação (PPGEDU-UNIPAMPA) e graduado em Pedagogia (UNIPAMPA). Atualmente atua como Orientador Educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes (Pelotas/RS) e Professor Pesquisador I no Curso de Licenciatura em Pedagogia - UAB - Unipampa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, orientação educacional, formação de professores, educação e tecnologia da informação e comunicação. É membro do Grupo Políticas do Corpo e Diferenças - POC'S da UFPel.

Suelen Borges Loth Correa, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

É Cientista Social e Pedagoga, com especialização em AEE e Orientação e Supervisão Escolar. Atualmente é professora dos Anos Iniciais da rede pública municipal de Pelotas/RS.

Janaize Batalha Neves, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Graduação em Gestão Pública; Especialialista em Gestão Pstratégica de Pessoas e técnica administrativa e mestranda em Educação no PPGE - FaE da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Melgar Junior, E. G., Correa, S. B. L., & Neves, J. B. (2021). O balancê da sopa de legumes - (res)significações de uma refeição como presente. Revista Teias, 22, 190–201. https://doi.org/10.12957/teias.2021.61973

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular