O balancê da sopa de legumes - (res)significações de uma refeição como presente
Resumo
Neste artigo, apresentamos a história da sopa que foi presenteada à professora que alfabetizou quem já estava sentenciada ao não aprender. Nesse sentido, buscamos, com as experiências da professoraalfabetizadora e da menina que aprendeu a ler, as potências heterotópicas do acontecimento cotidiano.Nessa direção, as experiências foram muitas e trouxeram, nas heterotopias cotidianas, as possibilidades de reflexão aos currículospraticados. Para tanto, buscamos, nos Estudos do/no/com os Cotidianos, as práticas de uma escola da rede pública de Pelotas- RS que institui artes de lutas e resistências à precariedade da vida. Nos encontros com as heterotopias cotidianas, foi possível (re)inventar maneiras de contrapor o olhar institucional normalizador que, ao aprisionar os corpos, busca aniquilar sonhos e desejos. A soparefeição dada pela aluna à professoraalfabetizadora com quem aprendeu a lerfoi o deleite para pensar a escola como produtora de insurgências capazes de criar sonhos e esperançar caminhos com a educação. Ao olhar, sentir e viver as experiências no/do/com os cotidianos, a criatividade fabrica diferentes escolas ao instituído.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61973
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias