O componente curricular Psicologia da Educação na formação crítica de professores:limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.61941

Palavras-chave:

psicologia da educação, formação de professores, formação crítica no ensino superior.

Resumo

O artigo discute os limites e as possibilidades para a construção de uma formação crítica de professores, a partir do componente curricular Psicologia da Educação em uma universidade pública. O caminho realizado percorreu pela análise de campo e de documento à luz do materialismo histórico - dialético. Reflete sobre a psicologia enquanto ciência e componente curricular acadêmico e o lugar que ela ocupa no campo da educação na produção e reprodução do conhecimento. Uma indagação fundamental norteou a pesquisa: de que forma a psicologia pode contribuir no processo de formação crítica de professores no ensino superior? Desvelando a naturalização da formação do ser humano e das relações sociais e tecendo apontamentos sobre o fracasso e a medicalização escolar. Os resultados apontam a relevância da Psicologia da Educação em uma perspectiva crítica na direção de transformar em realidade as possibilidades da formação densa dentro da sala de aula, contribuindo para uma práxis em consonância com os interesses da classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Najla Gama Passos Silva, Secretaria de Educação do município de Santa Luzia - MG

Professora da rede pública de ensino da Prefeitura de Santa Luzia- MG. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Dom Pedro II. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Integrante no grupo de pesquisa - EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade.

Lygia de Sousa Viégas, Universidade Federal da Bahia - UFBA

É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced - UFBA), em regime de dedicação exclusiva, onde é professora de graduação e pós-graduação. Doutora e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo.  

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Silva, N. G. P., & Viégas, L. de S. (2022). O componente curricular Psicologia da Educação na formação crítica de professores:limites e possibilidades. Revista Teias, 23(71), 434–446. https://doi.org/10.12957/teias.2022.61941