Direitos Humanos nos currículos de Direito: descolonizar a formação e profissionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.61936

Palavras-chave:

Currículo, Direito, Decolonialidade, Direitos humanos, Educação.

Resumo

O trabalho aborda a temática de direitos humanos em relação aos currículos de formação acadêmica-profissional de bacharéis do Direito, com base na análise discursiva e não-discursiva dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares de dois cursos de graduação ofertados em instituições de educação superior da região sul-brasileira. O Estudo objetivou problematizar os efeitos gerados na produção subjetiva e nos modos de atuação profissional engendrados na/pela produção curricular numa perspectiva decolonial. A análise feita indicou que os currículos dos cursos contemplam o tema direitos humanos. Porém, as matrizes curriculares seguem reproduzindo, de certo modo, a cultura eurocêntrica, pois as ementas analisadas não contemplam noções de justiça, cidadania e direitos humanos oriundas de outras culturas que possuem modos próprios de conceber e disputar veracidade nas relações sociais, políticas e culturais, engendradas pelas demandas decoloniais.

Biografia do Autor

Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves, Universidade Federal de Pelotas.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante dos Grupos de Pesquisas Philos Sophias e Laboratório Imagens da Justiça.

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa.

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Pampa (Campus Bagé/RS). Líder do Grupo de Pesquisa Philos Sophias.

Maria Cecília Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas.

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Imagens da Justiça.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Cardoso da Silva Alves, E. M., da Silva Voss, D. M., & Lorea Leite, M. C. (2021). Direitos Humanos nos currículos de Direito: descolonizar a formação e profissionalização. Revista Teias, 22, 107–120. https://doi.org/10.12957/teias.2021.61936

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular