René Descartes: sua contribuição para a ciência moderna e o impacto das suas ideias na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.61803

Palavras-chave:

Descartes, Ciência Moderna, Educação.

Resumo

A história humana mistura-se a busca pela verdade. Nos mais diversos tempos e por inúmeros meios se defendeu possuí-la. Essa busca também foi a Descartes (1596-1650), através da constituição de um método. Objetiva-se, para este artigo, por meio de um estudo de natureza exegética, discutir sobre a contribuição de Descartes na fundamentação do sistema científico moderno e o impacto de suas ideias na educação. Os resultados apontam que a criação do método fiável e verificável foi decisivo para o desenvolvimento do sistema científico moderno. Descartes não se dedicou a tecer reflexões diretas para o sistema escolar, contudo, apregoam ao seu método a base para do fragmentação do conhecimento e do ensino, mas foi verificado que em sua teoria e método não há fundamento para a separação das partes sem que haja também a junção dessas partes ao todo.

Biografia do Autor

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA. (2016). É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, Está doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE da PUCPR.

Peri Mesquida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1972) e doutorado em Ciências da Educação - University of Génève (1986). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pensamento educacional brasileiro, hegemonia, filosofia e história da educação.

Abdias Rodrigues de Oliveira Júnior, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Mestrando em Ciências da Religião pela PUC MINAS. Bolsita CAPES. Licenciado em Filosofia pelo ISTA (BH). Na graduação pesquisou o tema: Entre Ética e Poética: o outro literário em Emmanuel Lévinas. Pesquisa Religião e Educação.Participa do Grupo de pesquisa "Religião, Educação, Ecologia, Libertação E Diálogo" - REDECLID - PPGCR PUC MINAS. Leciona Filosofia e Ensino Religioso no ensino regular, Catequética em curso de Teologia para Leigos. Tem experiência em, ética, filosofia moderna, filosofia medieval, filosofia contemporânea, antropologia, ciências da religião, educação, psicopedagogia, cultura religiosa, catequética, pastoral escolar e ensino religioso.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Andrade de Jesus Lelis, D., Mesquida, P., & Rodrigues de Oliveira Júnior, A. (2022). René Descartes: sua contribuição para a ciência moderna e o impacto das suas ideias na educação. Revista Teias, 23(69), 341–353. https://doi.org/10.12957/teias.2022.61803