Maneiras de tratar o corpo, modos de criar o mundo: um olhar foucaultiano sobre o cinema no filme Eu, Pierre Rivière

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.61690

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Cinema, Michel Foucault

Resumo

O artigo lança mão de algumas das entrevistas que constituem o corpus cinematográfico dos Ditos e Escritos de Michel Foucault, e de alguns filmes, especialmente o filme Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, dirigido por René Allio, cujo roteiro foi adaptado da obra homônima publicada sob a direção do filósofo. Apoiado na mirada arqueo-genealógica de Foucault sobre os filmes o texto problematiza, em um viés estético-político e num recorte  específico, aquele em que teria consistido seu interesse maior pelo cinema: como uma maneira de tratar o corpo. Mediante o encontro entre o corpo e o cinema o artigo discute questões concernentes às relações entre imagens, discurso, história e memória, por entre as quais se coloca de um lado a outro para a educação a questão do espectador, e dos processos subjetivos que encontram no cinema ferramentas de criação, de transformação e de luta.  

 

Biografia do Autor

Sandra Espinosa Almansa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Linguagens Verbais e Visuais pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense, e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob supervisão da professora Dr.ª Rosa Maria Bueno Fischer, com pesquisa financiada pelo CNPq. É membro do Núcleo de Estudos em Mídia, Educação e Subjetividade (NEMES/UFRGS). Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de: filosofias e filosofia da educação; filosofias da diferença; cinema, filosofia e educação.

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Almansa, S. E. (2023). Maneiras de tratar o corpo, modos de criar o mundo: um olhar foucaultiano sobre o cinema no filme Eu, Pierre Rivière. Revista Teias, 24(72), 66–78. https://doi.org/10.12957/teias.2023.61690

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua