Maneiras de tratar o corpo, modos de criar o mundo: um olhar foucaultiano sobre o cinema no filme Eu, Pierre Rivière

Sandra Espinosa Almansa

Resumo


O artigo lança mão de algumas das entrevistas que constituem o corpus cinematográfico dos Ditos e Escritos de Michel Foucault, e de alguns filmes, especialmente o filme Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, dirigido por René Allio, cujo roteiro foi adaptado da obra homônima publicada sob a direção do filósofo. Apoiado na mirada arqueo-genealógica de Foucault sobre os filmes o texto problematiza, em um viés estético-político e num recorte  específico, aquele em que teria consistido seu interesse maior pelo cinema: como uma maneira de tratar o corpo. Mediante o encontro entre o corpo e o cinema o artigo discute questões concernentes às relações entre imagens, discurso, história e memória, por entre as quais se coloca de um lado a outro para a educação a questão do espectador, e dos processos subjetivos que encontram no cinema ferramentas de criação, de transformação e de luta.  

 


Palavras-chave


Educação; Filosofia; Cinema; Michel Foucault

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.61690

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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