Direitos humanos, laicidade e educação escolar: “eu sempre rezei o pai nosso na escola”

Eliane Pinheiro Fernandes, Fábio Alves Gomes, Wanda Maria Junqueira de Aguiar

Resumo


Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre direitos humanos e educação escolar. O objetivo geral foi investigar a dimensão subjetiva do processo educacional de uma escola pública da cidade de São Paulo. A abordagem metodológica e o procedimento de produção de informação foram inspirados na pesquisa crítico-colaborativa. Os procedimentos de análise e interpretação das informações foram fundamentados na proposta dos núcleos de significação. O materialismo histórico-dialético e a psicologia sócio-histórica constituem a fundamentação teórico-metodológico desta pesquisa. Os resultados evidenciam: a ausência de fundamentação teórica que oriente as práticas de enfrentamento e violência na escola, recorrendo-se à religião cristã para responder a esta questão; a resistência em abordar temas considerados divergentes dos dogmas cristãos no currículo escolar.


Palavras-chave


educação escolar; direitos humanos, laicidade.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61672

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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