"Não é um ano perdido graças à resistência das professoras": temporalidades e invenções em cotidianos escolares pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.60458Palavras-chave:
tempos, invenção, cotidianos escolares.Resumo
Este ensaio tematiza a resistência docente, enfatizando a questão do tempo, objetivando relacioná-la a invenções nos cotidianos escolares a partir de questões importantes que emergiram no tecer de conversas de professoras, refletindo sobre sentidos que os tempos pandêmicos têm provocado nos cotidianos escolares. Uma questão relaciona os tempos gregos com o tempo próprio da escola e o que outras dimensões temporais podem dar a conhecer, em processos formativos docentes. Em seguida, discute-se o entendimento de tempo de aula como espaçotempo possível de invenção e expansão do presente nos cotidianos escolares. Finalmente, considerando o distanciamento físico dos espaços escolares habituais por conta da pandemia causada pela Covid-19, mas em insubmissão ao tempo do medo e com inspiração em pesquisas e estudos com os cotidianos, defende-se, conclusivamente, o esforço coletivo de se operar com outras lógicas temporais no campo curricular contemporâneo.
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